São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELETRODOMÉSTICOS

IPI beneficia produtos que tiveram maiores altas de preço

DA SUCURSAL DO RIO

A redução do IPI sobre eletrodomésticos, que passou a vigorar em abril, beneficiou justamente produtos que, nos últimos anos, tinham apresentado algumas da maiores taxas de aumento de preço. A conclusão é do economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas, que analisou o comportamento de 14 eletrodomésticos que compõem o Índice de Preços do Consumidor.
Ele verificou que, de junho de 2003 a maio de 2009, o preço do fogão acumulou alta de 11,46%. Nos últimos doze meses, porém, houve queda de 2,45%. A redução, segundo ele, está ligada à entrada em vigor da redução do IPI da chamada "linha branca", que inclui ainda refrigeradores, máquinas de lavar roupa e tanquinhos.
No caso dos refrigeradores e freezers, a alta acumulada desde 2003 é de 9,75%. Nos últimos 12 meses, porém, a queda foi de 2,96%, e entre abril e maio, de 0,39%.


Texto Anterior: China exige da empresa 40% de desconto
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Ilusões de ótica, de ética e oposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.