São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Greenspan diz que bancos têm que captar mais

DA BLOOMBERG

O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) Alan Greenspan sinalizou que a crise financeira ainda não chegou ao fim, mesmo com a queda vertical dos custos dos empréstimos, e advertiu que os bancos americanos terão que captar "grandes" quantidades de capital.
"Ainda existe uma necessidade muito grande de capital não atendida no sistema bancário comercial dos Estados Unidos e isso tem que ser coberto", disse Greenspan.
Greenspan, que comandou o Fed até 2006, acrescentou que, "até que os preços dos imóveis residenciais se estabilizem, ainda teremos um potencial muito grande de crise do crédito imobiliário".
Os comentários de Greenspan sugerem que a escassez de capital do sistema bancário é maior que a refletida nos testes de estresse feito nas 19 maiores instituições financeiras dos EUA. O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, disse anteontem que os bancos emitiram mais de US$ 56 bilhões em novas ações ou bônus desde que os testes revelaram que precisavam captar cerca de US$ 75 bilhões.
Ontem, o BankUnited, o maior banco independente da Flórida, foi assumido pelas autoridades americanas e vendido a um grupo de investidores, na maior quebra de uma instituição financeira dos EUA neste ano. Foi a 34ª quebra de um banco americano desde janeiro.


Texto Anterior: Entrevista - Nouriel Roubini: Crise global vai continuar mesmo depois da recessão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.