São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2004

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Cliente sempre tem razão, diz Rodrigues

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que o cliente sempre tem razão e que, por isso, o Brasil, que vende soja para os chineses, adotou critérios rigorosos para melhorar a qualidade do produto vendido.
"Penso que o governo brasileiro fez aquilo que tinha que fazer. Há um cliente interessado em um produto com uma determinada qualidade, e o cliente tem sempre razão. Nós criamos as regras que garantissem o escoamento da safra brasileira em padrões técnicos aceitáveis internacionalmente."
Segundo Rodrigues, a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de intervir no caso e a argumentação técnica do governo brasileiro convenceram a China a suspender as restrições à importação do produto.
Questionado sobre quais os fatos mais importantes para conseguir demover os chineses de sua intransigência, Rodrigues respondeu: "Primeiro, a firmeza do governo em criar regras rigorosas; segundo, a firmeza do presidente de intervir, caso fosse necessário".
Rodrigues afirma que um prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão para o setor já está contabilizado.
A perda não se deve apenas às dificuldades de vender para a China nos últimos dois meses. Houve uma queda nos preços internacionais por conta de expectativas de uma safra recorde de soja nos EUA.


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