São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego na indústria perde fôlego, diz Ciesp

DA FOLHA ONLINE

As contratações na indústria de São Paulo subiram pelo sexto mês consecutivo em junho, mas em ritmo ainda menor que o verificado em maio, segundo o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
No mês passado surgiram 2.943 postos de trabalho na indústria paulista, uma alta de 0,15% em relação a maio.
Para o diretor do Departamento de economia do Ciesp, Boris Tabacof, o nível de emprego só está positivo ainda por conta de exportações, crédito no setor de bens duráveis, como carros e eletrodomésticos, e safra de açúcar e álcool. Esses fatores permitiram a contratação de funcionários temporários.
"É bom notar que a exportação já dá sinais de declínio e há um limite para endividamento produzido pelo crédito", afirmou Tabacof.
Na comparação entre janeiro e junho, a queda do ritmo de contratações também fica evidente. Foram abertas nesse período 43.059 vagas, 14.987 a menos que no mesmo período de 2004.
Franca, tradicional pólo exportador de calçados, teve o pior desempenho de junho no nível de contratações do Estado: queda de 1,29%. A cidade de São José do Rio Preto foi a campeã das contratações, com 2,69% de aumento no emprego.


Texto Anterior: Inflação menor eleva renda do trabalhador
Próximo Texto: Aço: Vale acusa IBS de atuar a favor de CSN e Gerdau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.