São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

SDE investiga mercado de chocolates

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, informou que abriu investigação sobre o mercado de chocolates. O principal alvo da secretaria é a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).
Em março, a associação anunciou que os preços dos ovos de Páscoa iriam subir 8% no feriado em relação aos valores de 2008. Também disse que a expectativa era de alta de 4,8% no volume produzido para a Páscoa, em abril.
Para o Ministério da Justiça, é possível que, ao divulgar essa expectativa antes da Páscoa, a Abicab tenha influenciado nos preços de mercado, levando a uma conduta anticoncorrencial. A SDE lembra que a definição da quantidade de chocolate a ser produzida numa época sazonal é parte importante da estratégia empresarial.
"O processo investiga, principalmente, a conduta da Abicab e seus dirigentes de divulgar a expectativa de reajustes para os preços de ovos de Páscoa. Esse comportamento desencadeia uma conduta comercial uniforme entre os fabricantes de chocolate", diz uma nota divulgada ontem à noite pela SDE. A Folha não conseguiu contato com a Abicab ontem.


Texto Anterior: Foco: Grandes companhias farmacêuticas faturam bilhões com gripe suína
Próximo Texto: Aviação: Embraer revê projeção e estima piora do mercado de aeronaves
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.