São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC não obtém sucesso com "plano de corte"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central traçou um plano em meados de 99 para reduzir o chamado "spread" bancário, que é a margem de ganho das instituições financeiras sobre as operações de crédito. O objetivo era diminuir o custo dos financiamentos para os consumidores e as empresas. O BC não obteve sucesso com a estratégia.
Entre as medidas já adotadas, a de maior destaque foi a redução das alíquotas de recolhimento compulsório sobre os depósitos. O BC diminuiu o recolhimento compulsório sobre os depósitos a prazo de 20% para 10%, num primeiro momento, e depois para zero.
Sobre os depósitos à vista, a redução da alíquota se deu em três etapas. De 75% para 65%, depois para 55% e, por último, para 45%
Essas medidas foram adotadas para que os bancos pudessem contar com maior disponibilidade de recursos livres para emprestar. A maior oferta de crédito tende a diminuir os juros cobrados dos clientes.
O BC tornou ainda obrigatória a divulgação na internet das informações básicas dos juros cobrados pelos bancos. Isso foi feito para ampliar a competição entre as instituições, o que também deveria contribuir para a queda nas taxas.



Texto Anterior: Crédito: Bancos subiram os juros em julho
Próximo Texto: Luís Nassif: Paulino e a Eletrobrás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.