São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TIGRE ASIÁTICO


Queda de gasto deve frear PIB sul-coreano
A economia da Coréia do Sul cresceu 5,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, mas as elevadas cotações do petróleo e a perda de fôlego nos gastos privados devem reduzir o ritmo no restante do ano. O dado foi divulgado pelo Banco da Coréia.
Os 5,5%, que foram impulsionados pelo aumento das exportações e dos gastos com capital, superaram as expectativas dos analistas e representaram a maior taxa em seis trimestres. No entanto, na comparação com os três primeiros meses do ano, a alta do Produto Interno Bruto foi de 0,6%.
"Os preços do petróleo provavelmente irão prejudicar as exportações e o consumo doméstico no segundo semestre", disse Lee Sang-jae, economista do Hyundai Securities. A Coréia do Sul é o quarto maior importador mundial de petróleo. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Opinião econômica - Rubens Ricupero: O paradoxo da queda das exportações para os EUA
Próximo Texto: Bancos: Sumitomo não desiste de ser líder mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.