São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda larga eleva tempo gasto por brasileiros na web

Acesso rápido às páginas da internet aumenta "consumo audiovisual" nos domicílios, diz levantamento do Ibope

Usuários do país seguem como líderes mundiais em tempo de navegação na internet; são mais de 20 horas por mês, em média

DA REPORTAGEM LOCAL

O total de usuários residenciais de internet no Brasil teve crescimento em julho em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados fazem parte de levantamento realizado pelo Ibope e publicado ontem. Os internautas do Brasil bateram recordes no tempo de navegação em comparação ao verificado em outros países.
Apesar do crescimento sobre 2005, o desempenho está estável na comparação mês a mês neste ano. Cerca de 13,4 milhões de brasileiros utilizaram a internet no mês de julho, segundo os dados do Ibope -praticamente o mesmo número de junho e o registrado em abril. Mas o volume está mais distante do verificado em março, quando houve 14,1 milhões de usuários ativos.
Na avaliação do Ibope, essa queda não é considerável, já que, no último mês, em relação a julho de 2005, o volume de usuários ainda é 17% superior.
O maior acesso à internet de banda larga tem levado a um forte crescimento no volume de visitas às páginas na web com maior conteúdo audiovisual. "Estima-se que 69,2% daqueles que utilizam a internet já o façam por meio da tecnologia de acesso rápido", diz José Calazans, analista do Ibope Inteligência, empresa que pertence ao grupo Ibope.
Na avaliação de Calazans, o que impede uma penetração maior da tecnologia da casa dos brasileiros é a oferta reduzida de empresas que prestam o serviço, assim como de pacotes mais econômicos. Em 2005, a base instalada de usuários de diversas tecnologias de acesso em banda larga cresceu 73%, passando de 2,34 milhões de conexões no final de 2004 para 4 milhões em dezembro de 2005, segundo estudo conduzido pelo IDC (Internet Data Corporation).
O brasileiro conectado à web em seu domicílio passou em média mais de 20 horas navegando em sites em julho -recorde mundial que o país mantém há meses. Em segundo lugar está o Japão, seguido pelos EUA. (ADRIANA MATTOS)


Texto Anterior: [ ! ] Foco: AOL demite diretora e dois funcionários após "vazar" informações sobre buscas
Próximo Texto: Decisão da CVM interfere em pulverização da Telemar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.