São Paulo, sábado, 22 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

SEM PERDER O FOCO
O trigo deve garantir preço mínimo aos produtores, diz o secretário de Agricultura do Paraná, Valter Bianchini. Isso é um incentivo para que o país consiga, em breve, produzir 70% do consumo.

O QUE AJUDA
Para Bianchini, os estoques são baixos e o governo deve implementar programas de apoio à comercialização. Além disso, a menor oferta argentina e a tarifa de 10% para importações fora do Mercosul dificultarão as compras externas.

MELHORAR QUALIDADE
O secretário paranaense diz que o país tem de avançar na qualidade do trigo, mas que os moinhos estão sendo exigentes demais com o produto nacional. Parte do mercado acredita que os preços desta safra não atinjam os valores mínimos.

TRANSGENIA PREOCUPA
Bianchini diz que o que preocupa no momento é a falta de orientação técnica na transgenia. É preciso monitorar e ter avaliações até que ponto as medidas atuais são suficientes para assegurar a produção do milho não transgênico.

PROPOSTA
A nova proposta do frigorífico Independência para pagamento de dívidas está sendo feita diretamente aos pecuaristas e não às entidades representativas, diz a Acrimat (associação de pecuaristas de MT).

OS VALORES
Segundo a Acrimat, a proposta é de pagamento à vista para as dívidas de até R$ 100 mil e parcelamento em 36 vezes do valor excedente, corrigido pelo IPCA. O Independência não retornou ligação da Folha para confirmar esses valores.

EQUIVALÊNCIA
Brasil e Alemanha podem ter uma equivalência da legislação de orgânicos, segundo Maria Beatriz Martins Costa, especialista no setor. A equivalência reduzirá o "custo Brasil" e tornará os orgânicos brasileiros mais competitivos.

COLHEITA DIFÍCIL
Os consumidores devem preparar o bolso para os hortifrútis. O excesso de chuvas dificulta a colheita e os preços sobem. A batata, em plena safra, teve alta de até 34% na semana na Ceagesp; o tomate, de até 16%.

LADEIRA ABAIXO
O quilo do frango vivo manteve queda em São Paulo. Ontem, caiu para R$ 1,40 -menor valor desde abril de 2008.

EM ALTA
O álcool hidratado aumentou 4,21% nas usinas nesta semana, diz o Cepea. O anidro, 2,32%.

VINHO NA INDY
A corrida da Fórmula Indy de amanhã, na Califórnia (EUA), terá degustação de vinhos e espumantes das vinícolas brasileiras Casa Perini, Courmayer, Mena Kaho e Miolo.


Texto Anterior: Outro lado: Grupo nega problema em importação
Próximo Texto: Risco institucional e câmbio levam Natura a sair da Venezuela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.