São Paulo, Quarta-feira, 22 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERIGO
S&P rebaixa papéis da dívida do país
Peso colombiano rompe teto cambial

das agências internacionais

O peso colombiano sofreu forte desvalorização em relação ao dólar ontem e rompeu o teto (o preço máximo) da banda cambial estabelecida pelo banco central.
A Colômbia é um dos poucos países que ainda mantêm o sistema de bandas cambiais, pelo qual são fixados diariamente um preço máximo e mínimo dentro do qual podem oscilar as cotações do dólar. O Brasil abandonou esse sistema em janeiro deste ano.
O dólar subiu 1% no dia e atingiu 1.993 pesos, o teto da banda, logo depois que a agência de classificação de riscos norte-americana Standard & Poor's rebaixou a nota dos títulos da dívida colombiana. Os papéis foram rebaixados de "BB+" para "BBB-", o que põe dúvidas sobre a capacidade do país em honrar seu compromissos externos.
"O rebaixamento reflete a reduzida habilidade do governo colombiano em implantar políticas econômicas consistentes", disse a agência, justificando a medida.
O BC chegou a intervir vendendo US$ 6 milhões, mas não conseguiu evitar a alta do dólar.


Texto Anterior: Commodity: Ouro sobe 2,3% com leilão do Reino Unido
Próximo Texto: OPEP: Petróleo cai com reunião da Opep
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.