São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Investimento de fora pode chegar a US$ 34 bi, diz banco

Os números divulgados ontem pelo Banco Central de ingresso de investimento direto estrangeiro referentes a agosto mostram que o Brasil ainda está na lista de compras de todos os grandes investidores mundiais, apesar da turbulência financeira global.
A afirmação é do economista Octavio de Barros, diretor de pesquisas macroeconômicas do Bradesco.
De janeiro a agosto, o Brasil recebeu US$ 26,5 bilhões em investimentos diretos estrangeiros, volume 161% superior ao do mesmo período do ano passado. Em agosto, o ingresso foi de US$ 2 bilhões, 72,5% acima de igual mês de 2006.
Diante desses resultados, Octavio de Barros prevê para este ano um ingresso total de US$ 34 bilhões em investimentos diretos, superando os US$ 32,4 bilhões obtidos em 2000, durante o período da privatização. A previsão do Banco Central é de US$ 32 bilhões.
A conta de Octavio de Barros foi feita tomando por base a entrada de US$ 2 bilhões mensais de investimentos diretos estrangeiros até o final deste ano. Para 2008, ele acha possível prever um valor equivalente ao de 2007.
O economista acha que a combinação do afrouxamento monetário nos Estados Unidos com a divulgação dos balanços das instituições financeiras mostrando números positivos indica que a crise global pode estar perto do fim, o que contribuirá ainda mais para atrair capital para o país.
Segundo Octavio de Barros, que tem contato freqüentes com empresários daqui e de fora do país, o apetite para investir no Brasil não se reduziu com a crise. Os efeitos da turbulência global não podem ser desprezados, mas a decisão desses investimentos são de longo prazo e não sofrem muita influência de problemas conjunturais.
"O olhar estrangeiro às oportunidades de negócios aqui continua muito positivo. O Brasil continua sendo percebido como um país que superou com razoável conforto a turbulência internacional", afirma Octavio de Barros.

Câncer de Mama lança campanha mundial on-line

O CFDA (Council of Fashion Designers of America) acaba de lançar a primeira operação global da campanha Fashion Targets Breast Cancer, no Brasil chamada de "O Câncer de Mama no Alvo da Moda".
O lançamento ocorre no site netaporter.com, com camisas criadas por Ralph Lauren, criador do ícone da causa, o alvo azul.
Parte da renda arrecadada com a venda será revertida para entidades de cada país participante. "No Brasil é o IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer)", diz Onésimo Affini Jr, produtor-executivo no Brasil.

LIGEIRINHO
A Método Fast, unidade da construtora Método especializada em obras rápidas e padronizadas e serviços que vão desde a viabilidade do projeto até a administração de facilidades, encontrou nas lojas de departamento um novo nicho. Na carteira, estão clientes como Lojas Americanas, C&A e Ponto Frio. "Estamos trabalhando em ações como o licenciamento para construção e reforma, gerenciamento de obra e levantamentos técnicos", diz o diretor de negócio, Paulo Sergio Ferreira. Para 2008, o plano é entrar no mercado internacional, em países como Chile, Argentina e Uruguai, onde a Método já tem operações. "Vamos aproveitar a plataforma já desenvolvida e explorar esses mercados."

SUSTENTABILIDADE
A Usiminas é a sétima empresa brasileira e a primeira siderúrgica a integrar o DJSI (Índice Dow Jones de Sustentabilidade). As outras são Aracruz, Bradesco, Itaú Holding Financeira, Cemig, Itaúsa Investimentos e Petrobras. O índice é um atestado internacional de que a empresa é socialmente responsável e sustentável. Vários gestores de fundos de investimentos usam o DJSI como referência para definição de aportes de recursos.

TERROR NA TELA
A Ingresso.com vendeu, em três dias, mais de 3.000 bilhetes para o Festival do Rio. Na lista dos filmes mais procurados, lidera "A Prova de Morte", terror de Quentin Tarantino. A Ingresso.com vendeu, até 2006, 3 milhões de ingressos.

MOTORISTA
No lançamento do novo Vectra GT, da Chevrolet, no sambódromo do Anhembi, os dez carros do test-drive deverão circular mais de 13.000 km. Para o evento, planejado pela B2 Experience Makers, são esperadas cerca de 10 mil pessoas.

NUCLEAR
Steve Kidd, diretor da World Nuclear Association, organização privada que prega o uso pacífico da energia nuclear, fará palestra de abertura da International Nuclear Atlantic Conference, que a Associação Brasileira de Energia Nuclear promove de 1º a 5 de outubro, em Santos (SP). Kidd dirige mesa-redonda sobre o mercado mundial de urânio e o ciclo do combustível.

AQUECIMENTO
O condomínio e clube de golfe Fazenda da Grama promove hoje a EcoRun, corrida e caminhada ecológica, em parceria com a ONG WWF-Brasil. Entre os participantes estão Bruno Bomeny, presidente do grupo WTC, Gabriele Setin, do grupo Setin, e Pedro e Patrícia Jereissati, do shopping Iguatemi. O aquecimento será comandado por profissionais da Cia. Athlética.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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