São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça anula desconto de comissão da Gol a agências

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A Gol Linhas Aéreas terá de manter a remuneração das agências de viagem do Paraná por vendas de passagem nos índices de janeiro deste ano, determinou o Tribunal de Justiça do Estado. A decisão vale até o julgamento final de uma ação movida pela Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagem no Paraná).
No início do ano, seguindo a tendência das concorrentes TAM e Varig, a Gol reduziu de forma unilateral as comissões das agências de 10% e 9% sobre passagens domésticas e internacionais para 7% e 6%, respectivamente.
A Abav-PR questionou a quebra de contrato na Justiça estadual e, em maio, o juiz do caso em primeira instância obrigou a companhia aérea a manter os índices integrais por 90 dias enquanto a ação não fosse julgada. Descontente com a garantia temporária, a entidade recorreu então ao Tribunal de Justiça, que, neste mês, estendeu os índices integrais por tempo indeterminado.
"Agora ficou bom para o nosso cliente", disse o advogado da Abav-PR Alfredo Alfredo de Assis Gonçalves Neto. Ele disse que a companhia aérea está respeitando a decisão.
O caso de vitória das agências do Paraná, ainda que não definitiva, é único. Entidades de outros Estados também acionaram a Gol, mas perderam.
Gonçalves disse que sustentou sua ação no novo Código Civil, que protege os contratos vigentes de rompimentos unilaterais.
O advogado também disse que TAM e Varig pagam apenas 7% de comissão e que contra elas não houve recurso por manterem redes próprias de venda de passagem. "A Gol se vale da estrutura das agências e queria igualar seus índices às concorrentes", disse ele.
Procurada em São Paulo, a assessoria de imprensa da Gol informou que a companhia aérea não comentará o assunto nem a decisão.
Com a TAM, a Abav tem uma negociação em curso que prevê a remuneração de 10% sobre emissões de passagens nacionais e internacionais. O acordo deve ser votado pelas regionais estaduais da associação ainda neste mês.


Texto Anterior: Sem gás, usina de MT recorre a diesel de SP
Próximo Texto: Franquias se fundem para abrir capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.