São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

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Segmento prevê onda de transações

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A estratégia de crescimento das redes de franquia por meio da formação de grupos busca reduzir gastos com gestão, ampliar a base de clientes e até usar marketing cruzado.
Esse foi o caso, por exemplo, da fusão anunciada neste mês entre a rede de idiomas CNA e a de padarias Uno & Due.
Segundo o diretor de marketing da CNA, Leonardo Cirino, não vai haver redução da estrutura de gestão ou custos, o ganho será na sinergia. "Estamos estudando a venda de franquias da Uno & Due para franqueados do CNA e anúncios da escola nas embalagens da Uno & Due. São negócios complementares." A rede de padarias espera abrir 20 novas unidades até o fim do ano. Hoje, são 54.
É o mesmo conceito do Café Donuts e da livraria Nobel, ambas da Franchising Ventures. E com a constituição do fundo para gerenciar as bandeiras haverá redução de custos com a estrutura central comum, diz o diretor do Franchising Ventures, Sérgio Milano. Ele prevê cortar 50% de custos, mantendo a rentabilidade.
São esses os motivos para o diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo, acreditar que as transações de hoje vão desembocar em IPOs.
Essa também é a aposta do consultor Marcelo Cherto, sócio da consultoria Cherto, que criou um departamento específico para as transações no setor.
A empresa fez a fusão de China In Box e Gendai, em julho, e tem outras três em curso. "A gente acredita que vem um terremoto por aí." Ele diz que a maioria gostaria de abrir o capital, "mas poucas têm porte".
De tamanho médio, essas redes são pouco percebidas pelo mercado, tanto que as consultorias financeiras não acompanham as transações do setor.
O maior número de negócios, segundo Camargo, ocorre nos setores de educação e alimentos, que estão entre os maiores do setor de franquias, segundo dados da ABF de 2006.
O segmento de alimentação é o primeiro em número de redes, com 197, e segundo em faturamento, com R$ 6,39 milhões. Educação e treinamento é o segundo segmento em número de unidades, com 10.619.
Para o gerente sênior da área de "corporate finance" da Deloitte, Reinaldo Grasson, a consolidação no setor de franquias é recente, mas é um movimento necessário para o aumento da competitividade das empresas. "Propicia sinergia de gestão, redução de custos, aumento da base de clientes."


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