São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

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AmBev tenta repetir impacto da H2OH! com nova versão de guaraná

Edição especial Guaraná Antarctica Ice levou um ano para ser desenvolvida

CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do verão da H2OH!, que mudou o mercado brasileiro de bebidas sem álcool, a AmBev está se preparando para o verão do Guaraná Antarctica Ice. A edição especial chega às prateleiras neste fim de semana e promete "sensação prolongada de refrescância" durante e depois da ingestão.
"O Antarctica Ice tem o mesmo sabor do guaraná tradicional, mas a refrescância permanece na boca", diz Adrianne Elias, gerente de marketing de refrigerantes da AmBev. "Esse efeito "cooling" é um atributo importante para a categoria, principalmente no verão."
Segundo Adalberto Viviani, presidente da consultoria de alimentos e bebidas Concept, as linhas de refrigerantes com efeito "cooling" são uma novidade também no exterior. A Pepsi lançou um produto dessa linha, o Pepsi Cucumber, com efeito refrescante de pepino, no Japão. "É claro que jamais teríamos um refrigerante com sabor pepino por aqui, mas edições especiais revigoram a marca", diz Viviani. "Elas passam para o consumidor a percepção de modernidade e evolução do produto em categorias já maduras."

Nova categoria
A AmBev não pretende lançar uma nova categoria, como aconteceu com o H20H!, que ocupou o nicho entre os refrigerantes e as águas.
O H2OH! foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do mercado de refrigerantes neste ano, cujas vendas aumentaram 5,8% entre janeiro e junho, em relação ao mesmo período de 2006, segundo a Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes). As vendas da AmBev aumentaram 10,4% no período. Em abril e maio, o mercado como um todo deu um salto superior a 10%.
"A concorrência é muito saudável e estimula a necessidade permanente de inovação", diz Márcio Feres, sócio-diretor da GSMD, consultoria especializada em varejo. "O mercado cresceu como um todo depois do lançamento da H20H!, já que as grandes empresas começaram a buscar variações de bebidas com apelo saudável."
Outro motivo para o incremento desse mercado, segundo os especialistas, foi o fato de, neste ano, não ter havido inverno com baixas temperaturas. O aumento no poder de compra dos consumidores, principalmente das classes C e D, também ajudou nas vendas.
O Guaraná Antarctica Ice levou pouco mais de um ano para ser desenvolvido e será lançado com uma campanha da DM9 com o mote "O guaraná que gela a goela". O produto deverá ficar à venda até o mês de janeiro. A empresa não divulga os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na publicidade desse produto.
A AmBev espera ter com o Ice desempenho superior ao alcançado com a edição especial Guaraná Antarctica Seleção, lançada durante a Copa do Mundo, quando sua participação de mercado aumentou 0,4%. Cada ponto percentual do mercado de refrigerantes equivale a 5 milhões de litros.
"A AmBev quer chegar antes ao mercado para conquistar primeiro a preferência do consumidor", afirma Claudio Felisoni, coordenador do Provar (Programa de Administração do Varejo da USP).


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