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AmBev tenta repetir impacto da H2OH! com nova versão de guaraná
Edição especial Guaraná Antarctica Ice levou um ano para ser desenvolvida
CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL
Depois do verão da H2OH!,
que mudou o mercado brasileiro de bebidas sem álcool, a AmBev está se preparando para o
verão do Guaraná Antarctica
Ice. A edição especial chega às
prateleiras neste fim de semana e promete "sensação prolongada de refrescância" durante e depois da ingestão.
"O Antarctica Ice tem o mesmo sabor do guaraná tradicional, mas a refrescância permanece na boca", diz Adrianne
Elias, gerente de marketing de
refrigerantes da AmBev. "Esse
efeito "cooling" é um atributo
importante para a categoria,
principalmente no verão."
Segundo Adalberto Viviani,
presidente da consultoria de
alimentos e bebidas Concept,
as linhas de refrigerantes com
efeito "cooling" são uma novidade também no exterior. A
Pepsi lançou um produto dessa
linha, o Pepsi Cucumber, com
efeito refrescante de pepino,
no Japão. "É claro que jamais
teríamos um refrigerante com
sabor pepino por aqui, mas edições especiais revigoram a
marca", diz Viviani. "Elas passam para o consumidor a percepção de modernidade e evolução do produto em categorias
já maduras."
Nova categoria
A AmBev não pretende lançar uma nova categoria, como
aconteceu com o H20H!, que
ocupou o nicho entre os refrigerantes e as águas.
O H2OH! foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do mercado de refrigerantes neste ano, cujas vendas
aumentaram 5,8% entre janeiro e junho, em relação ao mesmo período de 2006, segundo a
Abir (Associação Brasileira das
Indústrias de Refrigerantes).
As vendas da AmBev aumentaram 10,4% no período. Em abril
e maio, o mercado como um todo deu um salto superior a 10%.
"A concorrência é muito saudável e estimula a necessidade
permanente de inovação", diz
Márcio Feres, sócio-diretor da
GSMD, consultoria especializada em varejo. "O mercado
cresceu como um todo depois
do lançamento da H20H!, já
que as grandes empresas começaram a buscar variações de bebidas com apelo saudável."
Outro motivo para o incremento desse mercado, segundo
os especialistas, foi o fato de,
neste ano, não ter havido inverno com baixas temperaturas. O
aumento no poder de compra
dos consumidores, principalmente das classes C e D, também ajudou nas vendas.
O Guaraná Antarctica Ice levou pouco mais de um ano para
ser desenvolvido e será lançado
com uma campanha da DM9
com o mote "O guaraná que gela a goela". O produto deverá ficar à venda até o mês de janeiro. A empresa não divulga os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na publicidade desse produto.
A AmBev espera ter com o
Ice desempenho superior ao alcançado com a edição especial
Guaraná Antarctica Seleção,
lançada durante a Copa do
Mundo, quando sua participação de mercado aumentou
0,4%. Cada ponto percentual
do mercado de refrigerantes
equivale a 5 milhões de litros.
"A AmBev quer chegar antes
ao mercado para conquistar
primeiro a preferência do consumidor", afirma Claudio Felisoni, coordenador do Provar
(Programa de Administração
do Varejo da USP).
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