São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula discute a crise em NY com chefes de Estado

DANIEL BERGAMASCO
DE NOVA YORK

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades de ao menos quatro países, além do FMI, participarão de encontro na quarta-feira em Nova York para debater problemas e soluções para a crise do mercado financeiro.
A reunião foi agendada no sábado e, de acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, foi solicitada pelo Reino Unido, que aproveita a presença de líderes mundiais na cidade para a 63ª Assembléia Geral das Nações Unidas, que acontece entre hoje e quinta.
China, Índia e Austrália também deverão participar da conversa, assim como alto representante do FMI.
A agenda, contudo, não está fechada, e não há informações oficiais do governo britânico a respeito. A reunião está prevista para as 19h de quarta-feira, no hotel Waldorf Astoria, em Manhattan, onde o presidente e a primeira-dama Marisa Letícia ficarão hospedados.
A chegada do avião presidencial a Nova York estava prevista para o início desta madrugada. Na manhã de hoje, o presidente Lula participa do lançamento da campanha publicitária mundial "Brasil Sensacional", da Embratur. Após outros eventos ao longo do dia, ele será homenageado à noite em jantar do Conselho das Américas.
O discurso de Lula no plenário da ONU será amanhã, mesmo dia em que falam os presidentes Nicolas Sarkozy (França) e George W. Bush (EUA), entre outros. Segundo a sua assessoria, Lula "defenderá o multilateralismo como importante ferramenta para equacionar as crises ambiental, de alimentos e energética" e voltará a defender a reforma no Conselho de Segurança da ONU.
Durante a semana, Lula terá encontros bilaterais com representantes de países como Inglaterra, Líbia, Maníbia, Paquistão, Holanda e com o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao.


Texto Anterior: Governo ainda tenta cobrar a conta do Proer
Próximo Texto: Folha promove ciclo de debates sobre a exploração do pré-sal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.