São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOCORRO

Valor pode ser aumentado

Colômbia vai receber US$ 2 bilhões do FMI

DE BUENOS AIRES

A Colômbia vai receber um empréstimo de pelo menos US$ 2 bilhões do FMI (Fundo Monetário Internacional) para enfrentar a crise que começa a se espalhar por toda a América do Sul.
Neste semestre, Brasil e Uruguai conseguiram recursos do organismo para tentar acalmar os investidores. A Argentina negocia desde fevereiro o fechamento de um acordo com o FMI.
Assim como os vizinhos, a Colômbia recorreu ao Fundo para enfrentar a redução do fluxo de investimentos externos para a região, o aumento dos custos de financiamento da dívida e a desvalorização cambial do peso colombiano -que já chega a 20% neste ano- que foram motivados pelo colapso argentino e pelas turbulências financeiras no Brasil.
O subdiretor para América Latina do Fundo, Jorge Marquez, disse que o valor da ajuda ao país poderá ser elevado -dependendo da evolução do cenário interno e externo- e que o país "merece" a ajuda porque cumpriu as condições estabelecidas em um acordo anterior, assinado em 1999.


Texto Anterior: Venda em supermercados cai 1,8%
Próximo Texto: Vizinho em crise: Argentina contém fuga de depósitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.