São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUIA EM TRANSE

Índice "leading indicators" caiu 0,2% em setembro, o que indica uma freada no crescimento econômico

Indicadores dos EUA caem pelo quarto mês

DA REDAÇÃO

O índice dos principais indicadores econômicos norte-americanos (os "leading indicators") recuou 0,2% em setembro. Foi a quarta queda consecutiva.
De acordo com o Conference Board, um instituto privado de pesquisas sem fins lucrativos com sede em Nova York, o índice cedeu para 111,6 pontos. O indicador tem como ano-base 1996, quando foi fixado em cem pontos.
A despeito das retrações sucessivas nos "leading indicators", o próprio Conference Board não acredita que a economia norte-americana cai em uma nova recessão, no fenômeno chamado "duplo mergulho".
"Uma freada no crescimento é uma perspectiva mais razoável do que uma recessão", disse o economista Ken Goldstein, do Conference Board. "Com exceção dos mercados financeiros, há pouca evidência de uma queda na atividade econômica."
De acordo com o instituto, a retração do índice no mês passado se deveu, além do tombo nos preços das ações, ao aumento dos pedidos de seguro-desemprego e a uma diminuição no número de encomendas de máquinas e equipamentos.
"Estamos em um período volátil, mas a economia está melhor do que há um ano", disse o economista-chefe da corretora AG Edwards & Sons.
Em março do ano passado, os EUA entraram em sua primeira recessão desde 1991, encerrando o mais longo período de expansão econômica do país. Mas, depois de uma recuperação no primeiro semestre, a economia voltou a dar sinais de estagnação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Comércio: Shoppings querem abrir nas eleições
Próximo Texto: Medo de guerra cede, e petróleo cai 4% em NY
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.