UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodrigues vê chance de fracasso

DA SUCURSAL DO RIO

A reunião ministerial dos países das Américas, marcada para novembro, em Miami, para discutir a criação da Alca pode fracassar da mesma forma que fracassou em setembro a reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Cancún (México), na avaliação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
"Os Estados Unidos têm reiterado que não querem discutir na Alca as políticas de apoio aos seus agricultores enquanto esse assunto não for tratado na OMC. Como houve uma frustração quanto a esse e a todos os demais assuntos na OMC, há a hipótese de um freio também na Alca", afirmou.
Segundo o ministro, se os EUA mantiverem a posição de não discutir assuntos que lhe são sensíveis, outros países, como o Brasil, poderão retirar da pauta temas que consideram sensíveis.
"Aí a Alca fica muito pequena para a ambição que todos temos em relação a ela." Rodrigues, que participou de seminário sobre agronegócios, no Rio, mostrou um discurso afinado com a linha de atuação do Itamaraty na condução das negociações.
O Itamaraty vem recebendo críticas nas últimas semanas por sua atuação na Alca e na OMC.


Texto Anterior: Concessões terão custos políticos
Próximo Texto: Amorim acena com flexibilização
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.