São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Velocidade de cruzeiro
Guido Mantega (Planejamento) acha que, depois das eleições, o projeto das PPPs ganha velocidade de cruzeiro. Mantega concorda que, além da ausência de parlamentares, as divergências que existem em torno das PPPs acabam por prejudicar o andamento do processo.

Queda-de-braço
Mantega considera, no entanto, as divergências pontuais. Ele acredita na aprovação do projeto até o final do ano. A maior divergência que existe nas PPPs hoje é entre Mantega e Joaquim Levy, secretário do Tesouro Nacional. Lula está atento e defende maior velocidade do governo para aprovar o projeto.

Em busca do ouro
Na próxima semana, Mantega viaja para a Itália. Ele irá se encontrar com uma série de investidores locais interessados em investir na PPP no Brasil. Também irá visitar o porto de Gênova, que passou pelo mesmo processo de modernização que se pretende fazer em Santos.

Tango e caipirinha
Pratini de Moraes, presidente da Abiec (associação brasileira de carne), acertou em Paris com o ministro da Agricultura da Argentina, Miguel Campos, uma estratégia para que o setor de carnes ajude a fortalecer a posição do Mercosul nas negociações com a União Européia.

Cofre cheio
Com um mês de existência, o fundo BB Renda Fixa Bônus Longo Prazo, administrado pela BB DTVM, ultrapassou a barreira dos R$ 20 milhões de patrimônio líquido. O fundo é o primeiro do mercado formatado de acordo com a nova regulamentação da indústria.

Integração
Armando Monteiro, presidente da CNI, almoça no dia 9 de novembro no Iedi, em São Paulo, com a direção da entidade.

Expansão
A Wal-Mart investe com força no Brasil. Depois da aquisição do Bompreço e da inauguração de três hipermercados neste ano, a rede retoma o crescimento também no formato Sam's Club, com a inauguração de um clube de compras na Radial Leste, na próxima semana. A Wal-Mart promete novas inaugurações ainda neste ano.

Sem hierarquia
Fábio Barbosa, presidente do ABN Amro, recebe no dia 27 Rosabeth Moss Kanter, professora de administração de empresas da Harvard Business School. Ela fará palestra exclusiva para clientes do Banco Real. Kanter defende conceitos como o fim da hierarquia e das fronteiras e rigidez nas empresas.

Mostra
A 28ª Mostra BR de Cinema deverá vender mais de 150 mil ingressos para os 14 dias de evento (de hoje a 4 de novembro). Essa é a expectativa da Ingresso.com, que será a responsável pela comercialização dos ingressos. A internet deve responder por 10% das vendas da Mostra.

Informática
O segmento de tecnologia de informação cresceu 17,4% no ano passado e registrou uma receita líquida de US$ 8,9 bilhões. Os números constam no "Anuário Informática Hoje 2004", que acaba de ser lançado pela Plano Editorial e que traz a análise econômico-financeira de 267 empresas do setor.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Ver para crer

O aumento da taxa de juro definida na quarta pelo governo foi apenas mais um exemplo da falta de orientação para o desenvolvimento da política econômica e reforça o que tem sido a marca registrada da economia brasileira nos últimos anos: o grande discernimento com que os condutores da política econômica são capazes de arbitrar em favor do chamado mercado, não titubeando em colocar em risco o investimento e o desenvolvimento. A opinião é do economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, do Iedi. Segundo ele, "a alegação para a medida foi a pretensa ameaça de aceleração inflacionária, algo que é rebatido por muitos economistas". De acordo com Gomes de Almeida, "não custa lembrar que encher a pança dos rentistas nunca resolveu nenhum problema em economia. Nem os relativos à inflação nem ao desenvolvimento e à justiça social. É ver para crer".

NO MERCADO

A ação preferencial da Ripasa fechou o pregão de ontem com forte alta de 4,06%. A valorização foi embalada por boatos que circularam na Bolsa, os quais davam conta de que a empresa está para ser vendida a um grupo estrangeiro.

FRASE

Não custa lembrar que encher a pança dos rentistas nunca resolveu nada


Júlio Sérgio Gomes de Almeida

FRASE

0,71%
Foi a alta no preço dos alimentos industrializados nos últimos 30 dias em São Paulo, segundo a Fipe.

0,87%
Foi a alta no preço da cesta básica nesta semana em São Paulo, segundo pesquisa do Procon/Dieese.


Próximo Texto: Após críticas, Lula tenta tirar foco dos juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.