São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Taxas divergem entre si devido à metodologia

DA FOLHA ONLINE

Metodologia, tempo de coleta, peso da renda. Uma série de fatores influenciam e ajudam a explicar as diferenças entre as taxas de inflação.
O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é pesquisado pela Fundação Getúlio Vargas. Ele reflete as variações de preços de entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte . Ele é formado pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e pelo INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente.
O indicador apura as variações de preços de matérias-primas agrícolas e industriais no atacado e de bens e serviços finais no consumo. É muito utilizado em contratos do mercado financeiro.
Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde 1980. Ele é a média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país para famílias com renda mensal 1 a 40 salários mínimos (até R$ 10.400,00). Esse é o índice que baliza o sistema de metas de inflação no país -em favor do seu cumprimento, o governo elevou os juros.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tarifa sobe até 19% no interior de SP amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.