São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifa sobe até 19% no interior de SP amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As tarifas de energia das distribuidoras Bandeirante (SP) e CPFL Piratininga (SP) serão reajustadas amanhã. O aumento é de até 19,07%. As duas concessionárias atendem a aproximadamente 2,4 milhões de consumidores em 54 municípios do interior de São Paulo.
Os clientes residenciais da Bandeirante Energia terão reajuste de 7,88%, e os grandes consumidores (como indústrias, por exemplo), de 16,94%.
Na CPFL Piratininga, o aumento será de 5,17% para consumidores residenciais e de 19,07% para grandes consumidores.
O dólar teve grande influência nos reajustes. No caso da Bandeirante, o reajuste médio foi de 15,95%. Desse total, os custos da variação cambial representaram 3,77 pontos percentuais. Na CPFL Piratininga, o aumento médio foi de 14%, e o dólar contribuiu com 3,29 pontos percentuais.
A variação da cotação do dólar afeta a tarifa porque as distribuidoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste compram energia em dólar de Itaipu. No caso dos reajustes residenciais da Bandeirantes e Piratininga, houve mudança no índice inicialmente previsto porque a base de cálculo foi alterada.

Rio Grande do Sul
Na segunda-feira, haverá reajuste para 1,3 milhão de clientes da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica). A distribuidora atende 69 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. O aumento é de 4,89% para os consumidores residenciais e de 9,87% para os grandes consumidores.
Nos últimos 12 meses completados em setembro, a inflação medida pelo IGP-M da FGV (Fundação Getúlio Vargas) ficou em 11,90%.


Texto Anterior: Saiba mais: Taxas divergem entre si devido à metodologia
Próximo Texto: Panorâmica - Crise no ar: Após Embraer reduzir entregas de jatos, sindicato já prevê redução de horas extras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.