|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CIDADE QUENTE
GP Brasil, Salão de SP, Boat Show, Mostra e Bienal criam empregos, enchem hotéis e esgotam estoque de modelos
Faltam modelos para boom de eventos em SP
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e duas grandes feiras de
negócios neste fim de semana fizeram disparar a procura por modelos especializadas em eventos.
Apenas para o Salão de SP (antigo Salão do Automóvel), foram
contratadas cerca de mil garotas,
segundo estimativas da organização. Mas elas também são requisitadas para o GP Brasil e para a feira náutica São Paulo Boat Show.
Segundo Roberta Müller, da
agência especializada Illimitato
Eventos, a demanda por modelos
cresceu 40% em relação a anos
anteriores. "Tanto que não é possível atender a muitos pedidos.
Várias empresas me ligaram, pedindo meninas para o Grande
Prêmio", conta. "Mas muitas vezes eu não tinha o perfil solicitado:
1,80 metro, que fale outro idioma,
manequim 40, cabelo bonito."
Os valores pagos pelas empresas variam de acordo com o evento: R$ 200, em média, no Salão do
Automóvel, e R$ 250, para o GP,
que tem "o padrão mais alto de
todos os eventos", diz Müller.
O boom de eventos ligados a negócios em São Paulo neste ano explica a procura maior por modelos: em 2004, 120 das 160 feiras
programadas no país ocorrem no
município de São Paulo.
Nesta semana, especificamente,
segundo dados da BSH Internacional, consultoria do ramo de
hotelaria, os hotéis da cidade devem alcançar uma ocupação média de 70%, ante 45% em uma semana tradicional.
Uma pesquisa da Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo)
mostra que São Paulo responde
por 18,5% dos desembarques
ocorridos no país, o segundo
maior percentual, atrás apenas do
Rio de Janeiro. Desses visitantes,
43% são turistas de negócios.
Com os eventos, embalados pela retomada da economia, vem dinheiro. Um estudo da Fipe mostra que o GP movimenta R$ 62,8
milhões na cidade e gera 14.071
empregos temporários. O estudo
foi usado pela Prefeitura de São
Paulo para rebater críticas de gastos muito elevados no autódromo
(cerca de R$ 25 milhões no ano
passado).
Para o Salão de SP, são esperados 500 mil visitantes ao longo de
seus dez dias, segundo a Secretaria de Turismo de São Paulo. Para
a Senna Experience, exposição
em homenagem a Ayrton Senna,
a estimativa é de 4.000 pessoas
por dia. No caso do GP Brasil,
mais 150 mil visitantes.
A São Paulo Boat Show deve
movimentar, segundo os organizadores, R$ 130 milhões e gerar
cerca de mil empregos.
"São Paulo vive um grande
boom de eventos importantes.
Todos os já tradicionais cresceram neste ano", afirma Celso
Marcondes, presidente da
Anhembi Turismo.
União
Para capitalizar a presença de
visitantes, organizaram-se o Salão
do Automóvel, o GP e a Senna Experience no mesmo período. "A
idéia foi organizar três eventos ligados ao automobilismo para reter as pessoas por mais tempo na
cidade", diz Marcondes.
A estimativa é que todos os
eventos atraiam 1 milhão de pessoas, 10% de fora do município.
Outros eventos que ocorrem na
cidade são a abertura da Mostra
Internacional de Cinema, hoje, e a
Bienal no Ibirapuera.
Texto Anterior: O vaivém das commodities Próximo Texto: Frase Índice
|