São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

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CIDADE QUENTE

GP Brasil, Salão de SP, Boat Show, Mostra e Bienal criam empregos, enchem hotéis e esgotam estoque de modelos

Faltam modelos para boom de eventos em SP

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e duas grandes feiras de negócios neste fim de semana fizeram disparar a procura por modelos especializadas em eventos.
Apenas para o Salão de SP (antigo Salão do Automóvel), foram contratadas cerca de mil garotas, segundo estimativas da organização. Mas elas também são requisitadas para o GP Brasil e para a feira náutica São Paulo Boat Show.
Segundo Roberta Müller, da agência especializada Illimitato Eventos, a demanda por modelos cresceu 40% em relação a anos anteriores. "Tanto que não é possível atender a muitos pedidos. Várias empresas me ligaram, pedindo meninas para o Grande Prêmio", conta. "Mas muitas vezes eu não tinha o perfil solicitado: 1,80 metro, que fale outro idioma, manequim 40, cabelo bonito."
Os valores pagos pelas empresas variam de acordo com o evento: R$ 200, em média, no Salão do Automóvel, e R$ 250, para o GP, que tem "o padrão mais alto de todos os eventos", diz Müller.
O boom de eventos ligados a negócios em São Paulo neste ano explica a procura maior por modelos: em 2004, 120 das 160 feiras programadas no país ocorrem no município de São Paulo.
Nesta semana, especificamente, segundo dados da BSH Internacional, consultoria do ramo de hotelaria, os hotéis da cidade devem alcançar uma ocupação média de 70%, ante 45% em uma semana tradicional.
Uma pesquisa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) mostra que São Paulo responde por 18,5% dos desembarques ocorridos no país, o segundo maior percentual, atrás apenas do Rio de Janeiro. Desses visitantes, 43% são turistas de negócios.
Com os eventos, embalados pela retomada da economia, vem dinheiro. Um estudo da Fipe mostra que o GP movimenta R$ 62,8 milhões na cidade e gera 14.071 empregos temporários. O estudo foi usado pela Prefeitura de São Paulo para rebater críticas de gastos muito elevados no autódromo (cerca de R$ 25 milhões no ano passado).
Para o Salão de SP, são esperados 500 mil visitantes ao longo de seus dez dias, segundo a Secretaria de Turismo de São Paulo. Para a Senna Experience, exposição em homenagem a Ayrton Senna, a estimativa é de 4.000 pessoas por dia. No caso do GP Brasil, mais 150 mil visitantes.
A São Paulo Boat Show deve movimentar, segundo os organizadores, R$ 130 milhões e gerar cerca de mil empregos.
"São Paulo vive um grande boom de eventos importantes. Todos os já tradicionais cresceram neste ano", afirma Celso Marcondes, presidente da Anhembi Turismo.

União
Para capitalizar a presença de visitantes, organizaram-se o Salão do Automóvel, o GP e a Senna Experience no mesmo período. "A idéia foi organizar três eventos ligados ao automobilismo para reter as pessoas por mais tempo na cidade", diz Marcondes.
A estimativa é que todos os eventos atraiam 1 milhão de pessoas, 10% de fora do município.
Outros eventos que ocorrem na cidade são a abertura da Mostra Internacional de Cinema, hoje, e a Bienal no Ibirapuera.


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