São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

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Otimismo e cautela temperam 2005

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se depender dos vencedores do Top of Mind, 2005 será marcado pelo otimismo, mas sem esquecer a cautela. Existe uma unanimidade de que não ocorrerá retração na receita publicitária. A tendência é variar para mais, de acordo com o número e a importância estratégica dos lançamentos previstos. Mas algumas empresas devem manter o patamar de investimento publicitário deste ano.
"Os investimentos serão proporcionais, a empresa segue a equação "vendas maiores, investimentos maiores'", afirma Marcos Lacerda, diretor da Y&R, agência da Casas Bahia.
De acordo com análises dos premiados, projeções do mercado publicitário para o próximo ano apontam para a manutenção da estratégia centrada em mídia televisiva e impressa, embora as promoções e esforços nos pontos-de-venda permaneçam como prioridades em alguns segmentos -caso de pneus, lâminas de barbear e relógios.
Na média, os veículos de comunicação continuarão a absorver 70% dos recursos. "Nunca investimos numa só modalidade, temos um composto de marketing que envolve tudo, mídia, promoções e consumidor", explica Maurício Bacellar, gerente de comunicação da Coca-Cola.
Por causa do resultado no Top of Mind, Ricardo Uotani, gerente de marketing da Panasonic, afirma que a promoção de filmadoras será reforçada pela empresa no próximo ano. (GJ e RR)


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