São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Febre aftosa raramente atinge seres humanos, afirmam especialistas

Leite cru traz mais risco que carne

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
E DA REDAÇÃO


A febre aftosa não representa impacto direto na saúde pública. Comer carne contaminada pela doença praticamente não traz risco nenhum à saúde humana, segundo o SIC (Serviço de Informação da Carne).
"A contaminação humana pela ingestão não foi comprovada", diz Edviges Maristela Pituco, veterinária do Instituto Biológico de São Paulo e membro do Comitê Técnico do SIC.
Segundo Pituco, a febre aftosa é considerada uma zoonose (doença que incide sobretudo em animais) e afeta raramente o homem. "A infecção em humanos só ocorre com exposição massiva ou causas predisponentes que alterem a suscetibilidade. A transmissão pode ocorrer por contato com animais enfermos ou material infeccioso, por meio de lesões mínimas, como arranhões."
Existe um risco de contaminação também pelo leite cru das vacas enfermas. De acordo com nota oficial divulgada pelo Ministério da Agricultura, crianças podem adoecer se ingerirem leite cru. É recomendável, inclusive para a prevenção de outras doenças, consumir leite pasteurizado ou submetido à fervura.
O Departamento de Saúde Animal informou que a aftosa no homem é uma doença com uma sintomatologia leve, que se cura entre uma ou duas semanas. Causa febre e dor de cabeça, e depois podem aparecer lesões na boca, nas mãos e nos pés.
"Em adultos, a infecção clínica é rara e provavelmente está associada a uma sensibilidade excepcional, de origem desconhecida", afirmou a nota.
O homem é um hospedeiro acidental do vírus e pode transmiti-lo indiretamente a animais sadios por meio de roupas, calçados e mãos contaminadas.
"Pode-se dizer, com segurança, que a febre aftosa é um problema essencialmente econômico e social", declarou o Departamento de Saúde Animal.


Texto Anterior: Caminhoneiro é morto em barreira no RS
Próximo Texto: Opinião econômica - Gesner Oliveira: Cenários latinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.