São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush liga para Lula para tratar da crise e Doha

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em telefonema ontem ao Palácio do Planalto, o presidente dos EUA, George W. Bush consultou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a idéia de uma cúpula para tratar da crise global.
A idéia de Bush é organizar, em meados de novembro, uma espécie de encontro ampliado do G-8 (sete países mais ricos do mundo e a Rússia), incluindo países emergentes como o Brasil, para discutir mecanismos que evitem no futuro uma crise financeira como a atual.
Na conversa de 15 minutos, Lula não apenas concordou com a sugestão como declarou ser "imprescindível" um encontro desta envergadura. O local e a data ainda não estão definidos.
Bush e Lula também falaram da Rodada Doha de liberação comercial. Bush quis saber detalhes da viagem do brasileiro à Índia, país dominado pela agricultura familiar, apontado como um dos responsáveis pelo fracasso da rodada, depois de duelar com os EUA nesta questão.
Lula disse ter visto um "clima favorável" em território indiano, na semana passada, e que, se depender da Índia, as negociações de Doha serão retomadas em breve.


Texto Anterior: Ministro e presidente do BC evitam economistas
Próximo Texto: Aumento da arrecadação neste ano deve ficar abaixo do esperado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.