São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

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União quer licitar novos trechos de ferrovias

Meta é ligar Norte-Sul a portos do Nordeste e Sudeste

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo quer licitar novos trechos de ferrovias para interligar a Norte-Sul aos portos de Pecém (CE), Suape (PE), Santos (SP) e Rio de Janeiro. O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) disse que até o início de 2008 deverá ser editada uma medida provisória autorizando as concessões.
Ele informou que a proposta é fazer uma leilão na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e, nessa licitação, arrecadar aproximadamente R$ 2,5 bilhões. O dinheiro seria usado para construir um trecho ligando Anápolis (GO) a Santa Fé do Sul (SP) e outro ligando um ponto ainda indefinido do traçado da Norte-Sul à cidade de Eliseu Martins (PI).
A idéia é que o setor privado explore as ferrovias no mesmo modelo usado para a Norte-Sul: o governo concede os trechos à estatal Valec, que faz uma subconcessão.
Os novos trechos são vendidos em leilão, o governo arrecada o dinheiro, constrói a ferrovia e a empresa ou consórcio privado vencedor tem o direito de explorar a linha.
No início de outubro, a Vale do Rio Doce participou sozinha de um leilão de subconcessão ferroviária e arrematou, por R$ 1,478 bilhão (preço mínimo), o trecho de 720 quilômetros da Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Palmas (TO). A Vale vai operar o trecho por 30 anos.
Com a ligação entre Anápolis (GO) e Santa Fé do Sul (SP), a ferrovia Norte-Sul se interligaria às malhas ferroviárias já existentes na região Sudeste e chegaria aos principais portos da região: Santos (SP) e Rio de Janeiro.
Já a ligação do traçado da Norte-Sul à cidade de Eliseu Martins (PI) iria fazer a ligação com a ferrovia Transnordestina (em construção) e, a partir daí, dar acesso aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

Obras
Apesar de já estar anunciando a criação de uma malha ferroviária nacional integrada, as obras na Norte-Sul e na Transnordestina ainda não estão concluídas. A Norte-Sul ainda não chega até Anápolis (GO) e a Transnordestina também não alcança a cidade de Eliseu Martins (PI).
No caso da Norte-Sul, obra que se arrasta desde 1987, há um trecho de 215 quilômetros em operação pela Vale desde 1996 entre as cidades de Estreito (MA) e Açailândia (MA). Esse trecho se conecta à ferrovia de Carajás (Vale) e daí ao porto de Itaqui (MA). No Estado do Tocantins, há outro trecho de 205 quilômetros ligando as cidades de Aguiarnópolis, Darcinópolis e Araguaína.
A Transnordestina ainda está em construção. O projeto da ferrovia liga a cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Está orçado em R$ 4,5 bilhões e é feito pela CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste, controlada pela siderúrgica CSN). A maior parte dos recursos -R$ 3,45 bilhões- terá origem em financiamento público.


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