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União quer licitar novos trechos de ferrovias
Meta é ligar Norte-Sul a portos do Nordeste e Sudeste
HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo quer licitar novos
trechos de ferrovias para interligar a Norte-Sul aos portos de
Pecém (CE), Suape (PE), Santos (SP) e Rio de Janeiro. O ministro Alfredo Nascimento
(Transportes) disse que até o
início de 2008 deverá ser editada uma medida provisória autorizando as concessões.
Ele informou que a proposta
é fazer uma leilão na Bovespa
(Bolsa de Valores de São Paulo)
e, nessa licitação, arrecadar
aproximadamente R$ 2,5 bilhões. O dinheiro seria usado
para construir um trecho ligando Anápolis (GO) a Santa Fé do
Sul (SP) e outro ligando um
ponto ainda indefinido do traçado da Norte-Sul à cidade de
Eliseu Martins (PI).
A idéia é que o setor privado
explore as ferrovias no mesmo
modelo usado para a Norte-Sul:
o governo concede os trechos à
estatal Valec, que faz uma subconcessão.
Os novos trechos são vendidos em leilão, o governo arrecada o dinheiro, constrói a ferrovia e a empresa ou consórcio
privado vencedor tem o direito
de explorar a linha.
No início de outubro, a Vale
do Rio Doce participou sozinha
de um leilão de subconcessão
ferroviária e arrematou, por R$
1,478 bilhão (preço mínimo), o
trecho de 720 quilômetros da
Norte-Sul entre Açailândia
(MA) e Palmas (TO). A Vale vai
operar o trecho por 30 anos.
Com a ligação entre Anápolis
(GO) e Santa Fé do Sul (SP), a
ferrovia Norte-Sul se interligaria às malhas ferroviárias já
existentes na região Sudeste e
chegaria aos principais portos
da região: Santos (SP) e Rio de
Janeiro.
Já a ligação do traçado da
Norte-Sul à cidade de Eliseu
Martins (PI) iria fazer a ligação
com a ferrovia Transnordestina (em construção) e, a partir
daí, dar acesso aos portos de
Pecém (CE) e Suape (PE).
Obras
Apesar de já estar anunciando a criação de uma malha ferroviária nacional integrada, as
obras na Norte-Sul e na Transnordestina ainda não estão
concluídas. A Norte-Sul ainda
não chega até Anápolis (GO) e a
Transnordestina também não
alcança a cidade de Eliseu Martins (PI).
No caso da Norte-Sul, obra
que se arrasta desde 1987, há
um trecho de 215 quilômetros
em operação pela Vale desde
1996 entre as cidades de Estreito (MA) e Açailândia (MA). Esse trecho se conecta à ferrovia
de Carajás (Vale) e daí ao porto
de Itaqui (MA). No Estado do
Tocantins, há outro trecho de
205 quilômetros ligando as cidades de Aguiarnópolis, Darcinópolis e Araguaína.
A Transnordestina ainda está em construção. O projeto da
ferrovia liga a cidade de Eliseu
Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Está orçado em R$ 4,5 bilhões e é feito
pela CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste, controlada
pela siderúrgica CSN). A maior
parte dos recursos -R$ 3,45 bilhões- terá origem em financiamento público.
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