São Paulo, domingo, 22 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira alemã une diversão e negócios

DA REDAÇÃO

Essen, cidade industrial na Alemanha, sedia a Spiel, principal feira de jogos de sociedade do mundo. Neste ano, o evento, realizado de 22 a 25 de outubro, bateu recorde com 152 mil visitantes e 763 exibidores de 31 países.
Com ênfase no varejo, mas onde também é anunciado o principal prêmio da categoria e são fechados contratos, a Spiel serve de contraponto à feira de brinquedos de Nuremberg, típica de negócios.
Como numa feira de livros (a diferença é o volume nas sacolas ou nos carrinhos dos visitantes), veem-se famílias, turistas entusiastas, pessoas fantasiadas de magos e ogros e bibliotecários -ou melhor, ludotecários.
O brasileiro Alexis Andrease é um exemplo. Ludotecário na França, foi à feira patrocinado por seu trabalho, para se atualizar na atividade. Diz que é um procedimento regular naquele país. "Antes, vieram outros colegas, neste ano, fui eu". (EGN)


Texto Anterior: Jogo de tabuleiro se renova, volta à moda e ganha mercado
Próximo Texto: Direitos autorais geram disputas entre fabricantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.