São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados agora esperam recuperação

DA REPORTAGEM LOCAL

Castigados pela expansão medíocre da renda em 2005, os supermercados voltaram a registrar queda nas vendas em novembro. Há uma expectativa entre as empresas de que em dezembro essa curva mude de direção.
Segundo informou ontem a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados) em novembro, em valores reais, houve queda de 2,33% na receita das empresas do setor em relação ao mesmo período de 2004.
Em comparação com outubro de 2005, a redução foi de 3,31%. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, a alta é de apenas 1,23%. Ainda é esperada pela entidade uma alta de 2% a 2,5% nas vendas do setor em 2005, puxadas por um possível bom desempenho em dezembro.
Em novembro, contou negativamente para o resultado do setor o menor número de dias úteis no mês além do baixo poder aquisitivo da população, afirma a direção da Abras.
Dados do IBGE mostram que, entre todos os setores do comércio analisados, o de supermercados e hipermercados tem o pior desempenho no ano.
O índice de vendas apurado pelo instituto no ano, de janeiro a outubro, mostra ligeira elevação de 2,3% em comparação com igual intervalo de 2004.
A maior rede de supermercados do país, o grupo Pão de Açúcar, registra desde abril queda nas vendas reais deflacionadas pelo IPCA. (AM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: McDonald's estima desaceleração em 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.