São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

ANO BOM
Em 2007, o fluxo de caixa vai melhorar na agricultura, que começa novo ciclo de crescimento. O estoque das dívidas e o caminho para o saneamento delas vão determinar a extensão e a intensidade desse crescimento, diz André Pessoa, da consultoria Agroconsult.

SAÍDA DE SOJA
Os registros de exportações da Secex já indicam a venda de 27,8 milhões de toneladas de soja em grãos nesta safra de 2006/7. Esse volume supera em 13% os registros do mesmo período da safra 2005/6.

ACERTOS
Na avaliação da Abiove, as exportações de soja em grãos ficam em 25,2 milhões no período (fevereiro de 2006 a janeiro de 2007). Os dados da Secex podem não se confirmar porque parte da exportação deve ser prorrogada para a próxima safra ou até mesmo ser cancelada. A Abiove pode, também, reavaliar para cima o volume de exportações.

BALANÇO ZEBU
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com sede em Uberaba (MG), fecha o ano com o total de registros de 8,3 milhões de cabeças, o que a torna o maior cartório de bovinos do mundo, diz a entidade.

MAIS ÁGIL
Com a evolução do departamento de informática, a entidade ficou mais ágil. A transferência de animal, que levava até três meses, é feita em dez dias -a meta são cinco dias. Se o criador usar a comunicação on-line, a transferência para outro proprietário poderá ser feita em um dia, diz a entidade.

RUMO AO NORDESTE
A Agropecuária Jacarezinho fecha o ano com a transferência de 3.500 novilhas nelore de São Paulo para o oeste da Bahia, onde adquiriu uma fazenda de 42 mil hectares no ano passado. Já foram enviadas 5.500 fêmeas -devem ser transferidas 40 mil novilhas até 2010.

PEDIDOS ADIADOS
O ano não foi dos melhores para a pecuária leiteira, mas os pecuaristas esperam melhora em 2007. A WestfaliaSurge, do setor de equipamentos, já prevê crescimento de 15% no próximo ano, somente em decorrência dos pedidos feitos em 2006, mas adiados.

MERCADO CALMO
O feijão está em baixa neste período de festas de Natal. As vendas fracas fizeram os preços recuar 3,9% na roça, ontem. Houve negócio por até R$ 55, conforme pesquisa da Folha.

CONSELHO APROVA
O conselho de administração da Fosfértil aprovou a proposta de reestruturação societária que resultará na unificação das operações da companhia com a Bunge Fertilizantes no Brasil. Os acionistas votam a proposta dia 23 de janeiro de 2007.


Texto Anterior: Moeda tailandesa registra a maior queda em 3 anos
Próximo Texto: Regra da CTNBio só terá impacto na safra 2007/08
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.