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COMÉRCIO
Consultas ao SPC e ao Telecheque indicam movimento melhor do que em 97, mas faturamento deve ter queda
Vendas do final de semana superam 97
SILVANA QUAGLIO
da Reportagem Local
O comércio está reagindo e o Natal não será tão ruim como chegou-se a prever, dizem lojistas e especialistas. A queda generalizada
dos preços, a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso e o pacote de ajuda internacional de mais de US$ 40 bilhões para
o Brasil são os principais motivos
apontados.
Os indicadores de movimento do
varejo apontam para um discreto
aumento no volume de vendas,
mas o faturamento ainda sinaliza
para um desempenho inferior ao
de 97. A sensação geral entre lojistas e analistas da área é que este será mesmo o Natal das "lembrancinhas". Houve uma queda no valor
médio das compras.
De acordo com a Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings
do Estado de São Paulo), a redução
foi de 12%. Neste ano, as compras
em shoppings populares variam,
em média, entre R$ 18 e R$ 20, enquanto em shoppings onde circulam consumidores de maior poder
aquisitivo o valor médio está entre
R$ 48 e R$ 52.
As consultas ao Telecheque e ao
SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) indicam, respectivamente, o
movimento de vendas à vista e a
prazo. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, o último final de semana foi o melhor do
ano, registrando 163.174 consultas
ao SPC e 238.897 ao Telecheque.
No caso do SPC, o crescimento
foi de 5,8% em relação ao final de
semana anterior; no do Telecheque, o aumento foi ainda mais expressivo, de 18,5%. Mas quando os
números são comparados com o
último final de semana anterior ao
Natal do ano passado, o panorama
é outro. As consultas ao SPC foram
0,1% superiores a 97, enquanto ao
Telecheque, o desempenho de 98 é
apenas 2,9% superior.
"São presentes baratos comprados preferencialmente à vista", diz
Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo.
A entidade mantém a previsão de
um Natal com faturamento inferior ao de 97. "Deve ficar em torno
de 5%, mas a queda pode chegar a
9%", afirma Alfieri.
Para o economista Fábio Akira,
da consultoria Tendências, a queda deverá ser de 5%. " O Natal não
deverá ser diferente de outras datas do ano, embora as vendas físicas devam superar os volumes do
ano passado", explicou Akira.
Os 37 principais shoppings de
São Paulo registraram grande movimento no final de semana. A expectativa é de aumento de vendas
de 7% em relação ao Natal passado, de acordo com a Alshop.
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