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Transportes anuncia obras já previstas
IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Ao anunciar as melhorias logísticas previstas no
PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o
ministro dos Transportes,
Paulo Sérgio de Oliveira
Passos, apresentou como
"novas" mais de 30 obras
já previstas no Plano Plurianual lançado no segundo ano do governo Lula.
Se valesse o escrito no
plano, elas deveriam estar
prontas até dezembro.
O planejamento do PAC
reservou duas "novidades": a BR-163, cuja pavimentação seria um dos
emblemas da parceria entre governo e iniciativa
privada, será paga com o
Orçamento. E foi retomada a concessão de sete rodovias, entre elas a Fernão
Dias, que tinham sido suspensas pelo governo.
Nas contas do ministério, a iniciativa privada vai
injetar R$ 16,7 bilhões nas
rodovias até 2010, seja em
manutenção ou em investimentos exigidos nas concessões. Não há certeza,
porém, se o governo conseguirá convencer empresas sobre os projetos.
A pavimentação da
BR-163, por exemplo, seria uma PPP (Parceria Público-Privada) parcialmente patrocinada por exportadores de soja do Centro-Oeste. Mas não saiu do
papel em quatro anos pois
seria muito cara mesmo
para os sojicultores.
Para o ministro, a diferença do PAC está nas novas formas de financiamento. A maioria delas
composta por fundos e investimentos públicos.
"A novidade é que vamos tocar agora. Estavam
previstas [as obras], mas
agora é que efetivamente
faremos. Estamos falando
de um novo patamar de investimento."
O Nordeste será a região
que receberá o maior
montante de investimentos em transportes -
R$ 7,3 bilhões. Em seguida, vem as regiões Norte
(R$ 6,2 bilhões), Sudeste
(R$ 6,1 bilhões), Sul
(R$ 3,9 bilhões) e Centro-Oeste (R$ 3,5 bilhões).
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