São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucro da Fiat cai 71% no 4º tri; empresa nega aliança com Peugeot

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A montadora italiana Fiat reduziu sua projeção de ganhos para 2009 e disse que não pagará dividendos, depois que seu lucro despencou no quarto trimestre do ano passado -atingindo 163 milhões, valor 71% menor em relação ao mesmo período de 2007.
Nos três últimos meses do ano, as vendas de automóveis caíram 19% na Europa Ocidental. O desaquecimento desse e de outro mercado-chave, América do Sul, fez com que a Fiat reduzisse sua projeção para 2009 como um todo, prevendo que o lucro vai cair para "mais de" 300 milhões, ante as perspectivas originais de 2,9 bilhões a 3,1 bilhões.
As ações da Fiat fecharam em Milão ontem com queda de 15% e a 3,80, sua menor cotação desde 1985. A montadora italiana disse também que não pagará dividendos referentes a 2008 aos portadores de ações ordinárias. O endividamento líquido da empresa aumentou para 5,9 bilhões de euros.
Na terça-feira, a Fiat anunciou a compra de 35% da Chrysler, para assegurar presença no mercado americano, oferecendo, em troca, acesso à sua tecnologia de produção de carros de pequeno porte.
Ontem, o jornal italiano "La Repubblica" informou que a Fiat considerava aumentar seu capital em cerca de 2 bilhões, com uma aliança com a francesa Peugeot-Citröen. Mas a Fiat desmentiu o jornal, afirmando que as informações sobre o possível aumento de capital "não têm fundamento".


Texto Anterior: Microsoft demite 5.000 no maior corte de sua história
Próximo Texto: Hyundai adia construção de fábrica de US$ 600 mi no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.