|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pelo menos o setor automotivo dos EUA já está em recessão, diz Ghosn
Executivo afirma que montadoras precisam focar emergentes como o Brasil
DA REDAÇÃO
O presidente-executivo das
montadoras Renault e Nissan,
Carlos Ghosn, afirmou que os
Estados Unidos já estão em recessão "pelo menos no setor
automotivo". As principais
montadoras mundiais, especialmente as americanas, vêm
enfrentando dificuldades no
mercado dos EUA.
Segundo o executivo, a recessão no setor norte-americano
não durará um longo período.
"Não acredito que estejamos
vendo hoje uma tendência que
irá durar eternamente."
Ele também falou sobre os
problemas que as empresas do
setor estão enfrentando com o
aumento dos preços de commodities como minério de ferro e alumínio. "Isso representa
risco para a indústria."
Nesta semana, a brasileira
Vale negociou com algumas das
principais siderúrgicas mundiais aumento de até 71% nos
preços do minério ferro (usado
na fabricação do aço).
Para Ghosn, os preços das
matérias-primas, que estão subindo pelo quarto ano consecutivo, terão de cair. "Haverá um
momento em que, por uma série de motivos, isso irá parar."
Ele falou ainda que as montadoras precisam aumentar suas
atenções para os mercados
emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China (os chamados
Brics), e que eles serão fundamentais para as empresas do
setor nos próximos anos.
De acordo com o executivo
da Renault e da Nissan, os mercados de países desenvolvidos
como Estados Unidos e Japão
ficaram estagnados nos últimos quatro anos e não são animadoras as perspectivas para
este ano. Enquanto isso, os de
emergentes tiveram crescimento de pelo menos 20% no
ano passado, segundo ele.
Índia
De olho nesses mercados, a
Nissan e a Renault construirão
na Índia uma fábrica que custará US$ 1,1 bilhão, com capacidade para produzir 400 mil
carros por ano e que começará
a funcionar a partir de 2010.
Ela ajudará as empresas
-que possuirão participações
iguais no projeto- a exportarem carros. O anúncio ocorre
um mês após a Mahindra &
Mahindra, a maior fabricante
indiana de utilitários esportivos, ter abandonado uma joint
venture com as empresas, deixando-as sem parceira local.
Com agências internacionais
Texto Anterior: Ex-executivo da Volks é condenado na Alemanha Próximo Texto: GM faz recall de 271 veículos Blazer e S10 por falhas no estepe Índice
|