São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Planos para menores ajudam ano recorde da previdência

Mesmo com a perda da rentabilidade anunciada por vários planos de previdência privada, em função da queda nas bolsas, 2008 está sendo considerado o melhor ano do setor.
A captação dos planos de previdência abertos bateu o recorde histórico e alcançou quase R$ 32 bilhões no ano passado, com avanço de 13% na comparação com 2007.
Além disso, mesmo com a crise, não houve grande movimento de resgates, segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade que reúne 86 empresas abertas.
"Na prática, não observamos um movimento forte de resgates, mesmo com a crise", afirma Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi. "Acredito que a turbulência só desestimulou algum investimento, mas não resgate. Sem ela, talvez pudéssemos ter crescido mais."
O maior crescimento do setor ficou por conta dos planos de previdência para menores. Essa categoria fechou o ano com arrecadação de R$ 2,9 bilhões, com alta de 46,73% em relação a 2007.
Segundo ele, um dos atrativos desse tipo de investimento é o apelo emocional.
Além da popularização dessa categoria, os planos de previdência empresariais foram os que tiveram maior crescimento em 2008, em relação ao ano anterior. A alta foi de quase 19%, com R$ 4,5 bilhões em investimentos, contra os R$ 3,8 bilhões aplicados em 2007.
A alta se repetiu até mesmo nos planos individuais. A evolução foi de 9,44% em relação a 2007. Essa categoria respondeu por R$ 24,3 bilhões do volume captado, contra R$ 22,2 bilhões no anterior.
Russo afirma que, mesmo diante das incertezas do mercado, as pessoas continuaram a investir em planos de previdência pelo caráter de longo prazo.
"Em momentos de crise, primeiro as pessoas queimam seus recursos de curto prazo", diz Russo. "Só depois, se realmente precisam, é que recorrem aos investimentos de longo prazo."

CAUTELA
A consciência financeira está em alta, segundo a Fecomércio-RJ. A intenção de consumo de bens duráveis para os próximos três meses registrou leve queda, de 17% para 15% na comparação entre janeiro de 2008 e de 2009, segundo pesquisa da entidade realizada em mil domicílios de 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas.

BOLSO
A parcela de pessoas com prestações atrasadas diminuiu de 14% em janeiro de 2008 para 13% no mesmo mês de 2009, de acordo com os dados da Fecomércio-RJ. Entre os que estão em débito com os financiamentos, cerca de 68% estão com o carnê em atraso. Na sequência aparece o cartão de crédito (26%). Poupar para gastar no futuro perdeu espaço entre as opções dos entrevistados (27% para 20%)

TROCO
Depois do pagamento de todas as despesas do orçamento familiar, 31% dos brasileiros afirmaram que pretendem poupar para eventuais necessidades futuras. Cerca de 27% destinariam o excedente para gastar com alimentação. Somente 1% afirmou que usaria o que sobrar para comprar eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Comprar carro também é o destino do dinheiro restante de apenas 1%.

FRONTEIRA
A Módulo, empresa brasileira especializada em soluções para GRC (Governança, Riscos e Compliance), acaba de abrir escritórios próprios na Inglaterra e em Portugal. Em 2008, a Módulo registrou crescimento de 20%. Para este ano, a expectativa da empresa é de um crescimento semelhante.

TELEFONE
A Sumus, empresa paulista de gestão de despesas em telecom, conseguiu reduzir em R$ 380 mil a projeção anual de custos desses serviços da rede Atacadão, cliente da consultoria desde 1998. A implantação de novas tarifas para os serviços negociadas com as operadoras garantiu a economia.

NOVAS FRENTES
A Alterdata Software, desenvolvedora de softwares contábil e de gestão, planeja investir R$ 500 mil em expansão neste ano. Entre os planos, está a abertura de novas filiais no interior da Bahia e de São Paulo. A expectativa da empresa é crescer 12% em 2009 e faturar R$ 37 milhões.

MOBÍLIA
A Única Indústria de Móveis, dona da marca Dell Anno, investiu 500 mil em uma máquina de tecnologia alemã que cola bordas de alumínio aos móveis. A Única projeta, para este ano, um crescimento de 20% em seu faturamento, que deve alcançar a marca de R$ 372 milhões.

NA PRANCHA
Felipe Silveira, presidente da Rip Curl, marca australiana do segmento surfwear, quer expandir os pontos-de-venda da empresa em 2009; entre os planos, estão a abertura de uma unidade no Outlet Premium, na região de Campinas e de dois "shop in shop" -espaços exclusivos da marca dentro de surfshops; o foco da empresa é nos produtos tecnológicos para a prática de surf, responsáveis por cerca de 30% do faturamento

LOTAÇÃO
O Mendes Convention Center, empreendimento para eventos na Baixada Santista, recebeu 135 grandes eventos em 2008, impulsionados pelas descobertas de petróleo na camada de pré-sal. Segundo Margareth Alves, executiva do Mendes Convention Center, 8,5% do faturamento do complexo foi gerado por eventos ligados ao setor petrolífero.

CIMENTO
Em janeiro, a Caixa Econômica Federal emprestou R$ 8,5 bilhões de crédito comercial e habitacional, valor 57% superior a janeiro de 2008. No ano passado o banco ampliou em 43% sua carteira de crédito.

PULMÃO
A ArcelorMittal Tubarão investiu US$ 27 milhões em um equipamento para melhorar a qualidade do ar na Grande Vitória. O sistema controlará a emissão de dióxido de enxofre na coqueria da usina, com capacidade de produção de 1,7 milhão de toneladas de coque por ano.


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