São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

UE e EUA vão manter disputa por TV digital

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A União Européia vai aumentar a pressão sobre o Brasil na disputa pelo padrão tecnológico de TV digital. Na visita que fará na semana que vem ao Brasil, o comissário de Comércio europeu, Peter Mandelson, vai tentar convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros com quem vai se encontrar, de que optar pelo padrão japonês, conforme a atual tendência do Palácio do Planalto, significa isolamento tecnológico.
Há duas semanas, a Folha publicou que o governo já se decidiu pelo padrão japonês.
"Se o Brasil escolher a outra opção, vai ficar isolado em termos de padrão e de troca de tecnologia. O padrão europeu tem preços melhores porque possui economia de escala, justamente por ser um padrão global", disse Mandelson ontem de Bruxelas, em teleconferência.
Para ele, se optar pelo padrão europeu, conhecido como DVB, o Brasil fará bom negócio tanto para os investimentos do país quanto para os consumidores, por causa dos preços mais acessíveis.
Representantes do padrão americano, praticamente descartado pelo governo, ainda não desistiram. Robert Graves, presidente do Forum ATSC, disse que as negociações continuam. (CD)


Colaborou Humberto Medina, da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Criticada, agência de aviação se diz "eclética"
Próximo Texto: Comércio: Mandelson não descarta acordo com Mercosul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.