São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

COMÉRCIO

Mandelson não descarta acordo com Mercosul

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A oferta de redução de subsídios agrícolas feita pela UE (União Européia) nas negociações da Rodada Doha de liberalização comercial significa uma revolução na política agrícola européia que os países latino-americanos não devem ignorar, disse ontem o comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson. Segundo ele, se os países latino-americanos deixarem passar a oportunidade de aceitar a oferta e não abrirem seus mercados para produtos industriais e de serviços, haverá perdas em todos setores.
De acordo com Mandelson, embora a prioridade da UE em termos de negociação comercial seja a rodada de liberalização da OMC (Organização Mundial de Comércio), o acordo de livre comércio que a Europa negocia com o Mercosul não está fora de cogitação. Ele evitou, porém, avaliar a proposta feita pelo Mercosul na terça-feira, em Bruxelas. Para ele, é preciso avaliar o impacto da proposta no mercado europeu. (CD)


Texto Anterior: Tecnologia: UE e EUA vão manter disputa por TV digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.