São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

AM pressiona SP para revogar medida que afeta Zona Franca

Em mais um capítulo da guerra fiscal, o secretário estadual da Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa, decide, nos próximos dias, se prorroga ou não a data para a entrada em vigor da portaria que determina a elevação da alíquota de 12% para 18% de ICMS sobre a venda de monitores para computadores produzidos em outros Estados. A medida prejudica principalmente os fabricantes de monitores da Zona Franca de Manaus.
A portaria, que foi editada em dezembro do ano passado, estava prevista para entrar em vigor na próxima quinta-feira, dia 29, e beneficia os fabricantes de monitores paulistas.
Mauro Ricardo tem sofrido pressão tanto do governo do Amazonas como dos fabricantes da Zona Franca para ou revogar ou prorrogar a portaria. Ontem mesmo, Mauro Ricardo recebeu, em seu gabinete, a visita do secretário estadual de Planejamento do Amazonas, Denis Minev, para pedir a revogação da portaria.
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, também esteve em São Paulo nesta semana, e é provável que ele tenha estado com o governador José Serra para tratar dessa questão. Braga teme que a Samsung transfira sua fábrica de monitores da Zona Franca para São Paulo.
O maior beneficiado com a portaria será a LG Electronics, cuja fábrica de monitores se situa em São Paulo, e a maior prejudicada será a Samsung, que está localizada na Zona Franca. A LG quer que a portaria entre em vigor a partir da semana que vem, como está previsto, enquanto a Samsung defende que a data seja prorrogada para dezembro.
Mauro Ricardo deve bater o martelo nos próximos dias. A tendência é que ele acabe concordando em esticar o prazo. A Samsung apresentou argumentos fortes. Ela se comprometeu não só a transferir a fábrica de monitores de Manaus para São Paulo como também a estudar um novo investimento, de cerca de US$ 100 milhões, em uma nova planta de impressoras no Estado.
Com a portaria, o diferencial de incentivos a favor do Estado de São Paulo para os fabricantes de monitores será de 3,5%, contra os 2,65% hoje favoráveis à Zona Franca.

SNORKELS
A KPO, consultoria especializada em treinamento empresarial, vai lançar, na próxima semana, o Akua Training, um programa de treinamento na piscina. Na água, os participantes realizarão dinâmicas que abordam temas como liderança e cooperação. A KPO, que tem em sua carteira de clientes empresas como Yahoo, Camicado, T-Systems e Editora Globo, já criou e aplicou outros processos de capacitação inusitados como workshops ao ar livre. "Para viabilizar, fechamos parcerias com academias em várias localidades", afirma Paulo Antonio de Almeida, sócio da empresa.

CARREIRA
O consultor de estratégia, marketing e recursos humanos César Souza lança, na próxima segunda, dia 26, em São Paulo, o livro "Você é o Líder da sua Vida" (Editora Sextante, 192 páginas). A edição mescla ficção com não-ficção ao narrar a jornada de um jovem profissional, inspirada em experiências de Jorge Gerdau (grupo Gerdau), Ivan Zurita (Nestlé), Carlos Ghosn (Nissan) e Luiz Seabra (Natura). Esse é o terceiro livro de Souza.

EXPANSÃO ATLÂNTICA
A Arezzo inaugurou ontem sua primeira loja na Europa. Trata-se de uma unidade franqueada em Lisboa, parte do projeto de expansão internacional da marca. O plano prevê a abertura de mais oito franquias nos próximos três anos no país. A meta é que cada loja atinja a venda mensal de mil pares de sapatos ao preço médio de 70, o que representará um faturamento anual, por loja, de cerca de 900 mil. Hoje, a Arezzo tem oito franquias na Venezuela, no Paraguai, e na Arábia Saudita.

ECONÔMICO
Acaba de entrar no mercado a Fit Residencial, incorporadora focada no segmento econômico. Na presidência estará Walter Silva, ex-Alpargatas. O diretor financeiro e a diretora de negócios serão Gustavo Felizzola e Daniela Ferrari, ambos vindos da Gafisa, empresa-mãe da Fit.

PROTESTADOS
Em fevereiro, a apresentação de títulos no Serviço Central de Protesto caiu para 191.888 títulos, contra 246.878 em janeiro. Os números são de pesquisa do Instituto de Protesto de Títulos de São Paulo.

DESENHO ANIMADO
A americana King Features e sua agência nacional, Creative Licensing Brasil, reuniram ontem, em São Paulo, seus principais clientes para celebrar as vendas da personagem Betty Boop no país. Para 2007, o plano é crescer 50% com a licença. Em 2006, o desenho movimentou US$ 26 milhões no Brasil. Além de Betty, a Creative Licensing, que é dirigida por Walter Nogueira, gerencia o uso da imagem de Popeye e do Gato Félix.

HORA DO BANHO
A cervejaria tcheca Chodovar conseguiu aumentar sua receita em um terço em 2006 ao fazer com que seus consumidores se banhassem em cerveja, além de bebê-la. A Chodovar aumentou suas vendas em 30%.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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