UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INADIMPLÊNCIA

Em março, foram devolvidos 16,7 para cada 1.000 compensados, maior taxa desde 91 para o mesmo mês

Volume de cheque sem fundos bate recorde

Da Folha Online

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos, em relação ao total de compensados, em março foi de 16,7 unidades por 1.000 -o que representa uma alta de 3,1%, em relação ao mesmo mês de 2002. Em março de 2002 foram devolvidos 16,2 cheques a cada mil compensados.
Segundo levantamento divulgado ontem pela Serasa, o índice de cheques devolvidos em março de 2003 é o maior desde 1991 -quando o indicador foi criado- para o mesmo mês na comparação mensal e trimestral.
O estudo da Serasa revela um aumento de 2% no volume de cheques sem fundos na comparação entre o primeiro trimestre de 2003 com o mesmo período do ano passado.
Nos primeiros três meses de 2003 foram devolvidos 15,1 cheques a cada mil compensados contra 14,8 no mesmo período do ano passado.

Prazo maior
Para os técnicos da Serasa, a elevação da inadimplência é reflexo do alongamento nos prazos de aceitação dos cheques pré-datados, utilizado no final de 2002.
Nesse período, o comércio varejista se utilizou de promoções e facilidades de financiamento com cheques a prazos mais longos como instrumento de marketing para atrair os consumidores para as lojas.
Segundo a Serasa, a estratégia adotada pelo comércio pode ter dado resultados positivos nas vendas, mas houve perda na qualidade do crédito concedido. Isso, diz a Serasa, acaba se se refletindo na estatística de cheques sem fundos


Texto Anterior: Trabalho: Indústrias abrem 8.504 vagas em março, melhor resultado desde 95
Próximo Texto: Varejo: Lista de desejos "realista" rebaixa carro e prioriza fogão e geladeira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.