São Paulo, domingo, 23 de abril de 2006

Próximo Texto | Índice

MERCADO ABERTO

Jeans nacional é o mais lembrado

A despeito da invasão estrangeira nos últimos anos, as marcas de jeans nacionais superaram as concorrentes americanas e européias e são as mais lembradas pelas mulheres com idade entre 15 e 25 anos, das classes A e B. A brasileira M.Officer, de Carlos Miele, está em primeiro na cabeça da brasileira, seguida pela americana Levi's e a também nacional Zoomp.
Os dados fazem parte da recém-concluída pesquisa "Os Jovens e as Marcas de Jeans Esportivo", encomendada por Marcos Cobra, professor e chefe do departamento de marketing da FGV-SP, para o livro "Marketing de Moda" (editoras Cobra e Senac). Foram ouvidas 240 consumidoras que adquiriram calças jeans nos últimos seis meses.
Para Cobra, o estudo mostra dois importantes fatores: a segmentação do mercado e o posicionamento da marca para o consumidor. "O posicionamento representa o que a marca desperta na cabeça das jovens, o sentido de beleza, o despojamento", diz.
Já a segmentação "ajuda a construir a marca", desde que haja investimentos em publicidade, por exemplo. Cobra cita o exemplo da M.Officer, que investiu muito em propaganda em trailers de cinema na década de 90. Mas ele afirma que a empresa, embora ocupe o primeiro lugar na lembrança feminina e divida a liderança como melhor marca -com a americana Levi's-, não está em posição confortável e deve tomar cuidados.
"O primeiro lugar pode ser um princípio de acomodação. Quem está no topo tem que prestar atenção à marca. A M.Officer tem que manter a estratégia publicitária. Se o Miele continuar viajando muito e esquecer os negócios no Brasil, a marca pode perder posição e "market share [participação de mercado]'", diz o professor da FGV-SP.

Luxo tem novo espaço em SP

A região da Cidade Jardim se prepara para receber um dos primeiros empreendimentos mistos de altíssimo luxo do país. Com apartamentos que vão de 230 m2 a 780 m2, torres comerciais, um shopping com 180 lojas de luxo e um spa de 12 mil m2, o empreendimento Cidade Jardim, da JHSF Incorporadora, será lançado no final de maio.
A inauguração está prevista para novembro de 2007, quatro anos após o início do projeto. O local foi escolhido de acordo com o perfil socioeconômico dos moradores. "É a maior concentração de renda per capita de SP", diz a publicitária Sharon Beting. "Não poderia ser em outra região."
Sharon, que dirige o projeto e é responsável pelo marketing, anuncia duas âncoras inéditas em shoppings no país: o Empório Fasano e a academia Reebok. "Estamos saindo um pouco do padrão de lojas de shopping, pegando só as mais luxuosas", diz ela, ao lado de uma equipe com experiência em shoppings e no mercado de luxo, como a diretora da JHSF Ana Magalhães e as gerentes de novos negócios e de marketing Luciana Iasi e Fernanda Luz, respectivamente, ambas com passagem pela Daslu.

PVC NA CHINA
Empresários da cadeia produtiva do PVC se reunirão depois de amanhã para discutir oportunidades e precauções em negócios com a China. O encontro, promovido pelo Instituto do PVC, terá a presença de Braskem, Solvay Indupa e Tigre, entre outras. No primeiro trimestre, as exportações do produto tiveram aumento de 15,57%.

NOVA AÇÃO
A IBM lança amanhã campanha na mídia, produzida pela Ogilvy, com enfoque na "inovação". Mostrará, por exemplo, ser possível mudar modelos de negócios por meio de investimento na área, eleito uma das prioridades para CEOs no mundo.

APRENDIZAGEM
O projeto Vivências Brasil, que levará operadores de turismo para destinos do país considerados referência, para que observem práticas bem-avaliadas e possam aplicá-las em seus negócios, definiu os roteiros que serão visitados no segundo semestre. Estrada Real e Cidades Históricas (MG), no ramo de turismo cultural; Vale do Café (RJ), turismo rural; Costa dos Corais (AL), sol e praia; Fernando de Noronha (PE), ecoturismo com mergulho; e Bonito (MS), ecoturismo e aventura, foram alguns dos escolhidos para o projeto, promovido pela Braztoa (associação das operadoras de turismo), Ministério do Turismo e Sebrae.

JOINT VENTURE
A Gafisa e a OAS formaram uma joint venture na Bahia. O acordo prevê que desenvolvam projetos, a construção de imóveis residenciais e o desenvolvimento urbano na capital e no interior do Estado, com participação de 50% cada uma. As empresas já analisam projetos em conjunto com possibilidade de lançamento ainda em 2006.

TECNOLÓGICO
A Estrela vai investir em brinquedos com tecnologia agregada. Ela colocará chips eletrônicos até em produtos tradicionais de sua linha, como os bebês carecas, há mais de 30 anos na coleção, e trará ainda jogos eletrônicos que podem ser ligados à televisão.

PRODUÇÃO RECORDE
Apesar da previsão de queda de 5,4% nas exportações em 2006, a produção de veículos leves deve encerrar o ano com o terceiro recorde seguido, aponta a consultoria Lafis. Serão 2,44 milhões de unidades produzidas, alta de 6,3% em relação a 2005, impulsionada pelo mercado interno. As vendas no mercado doméstico devem subir 9,4% neste ano, prevê a consultoria. Esse dado, se concretizado e associado a reajustes de preços estimados para ocorrer na casa de 7%, deve levar o faturamento líquido do setor a crescer 12% neste ano.


Próximo Texto: Equilíbrio de contas só vem com PIB de 4,9%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.