São Paulo, segunda-feira, 23 de abril de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Abimaq cria novo fundo para as micro e pequenas

A Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) criou um FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) para beneficiar as empresas de menor porte, que representam mais de 60% do setor.
O fundo já dispõe de R$ 100 milhões e os recursos são captados pelo banco Baring.
A idéia, segundo Newton de Mello, presidente da entidade, que concorre à reeleição, é evitar que as associadas fiquem dependentes de empréstimos da rede bancária. "Uma empresa que recebe encomenda para fabricar uma máquina poderá antecipar seus recebíveis e garantir a entrega", diz.
As taxas, segundo Mello, serão inferiores às do mercado financeiro e terão prazo de até cinco anos para o pagamento.
O custo para o tomador será da ordem de 1,7% ao mês, e o novo fundo vai cobrir 80% do valor do bem. "Ele recebe antecipadamente a um custo muito inferior ao praticado no mercado", afirma. "A idéia é facilitar o acesso do pequeno empresário a financiamentos para fomentar a ampliação e a modernização do parque industrial."
O serviço é exclusivo para as associadas da Abimaq.
Para os investidores, segundo Mello, as vantagens estão na remuneração, que, de acordo com ele, são maiores do que as aplicações em títulos e papéis do mercado. "A remuneração não é fixa, mas é sempre mais atraente."
Um dos riscos para o investidor que aplica neste fundo é o de a associada não entregar o produto, é o risco de performance. Este, segundo o presidente da entidade, é coberto por uma apólice de seguro. "Essa é a grande chave do fundo."

CARROSSEL

Neste semestre, o parque de diversões paulista Playcenter, que passa por uma reestruturação para o reposicionamento da marca, vai investir R$ 1 milhão na realização do DiverCidade. O evento, que inclui shows, apresentações esportivas, atividades de moda e cultura, terá duração de aproximadamente três meses. Com programação diversificada - com artistas como NX Zero, Antônia e Marky and Friends-, o objetivo é "atender a um público variado que freqüenta o parque", segundo Marcelo Gutglas, presidente do Playcenter. A partir deste ano, a expectativa é promover o DiverCidade todos os anos. O público esperado é de aproximadamente 6 mil visitantes por dia.

SEBO ANIMAL
Os sócios do grupo de churrascarias Montana Grill vão investir R$ 10 milhões em uma usina de biocombustíveis, que tem inauguração prevista para esta semana, em Campo Verde, no Mato Grosso. A planta terá capacidade de produzir entre 65 milhões e 70 milhões de litros de biodiesel por ano. As matérias-primas utilizadas serão sebo animal, óleo de soja, caroço de algodão e semente de girassol.

BENGALA
Os idosos de hoje em dia não querem ser tratados de maneira diferente pelas empresas, segundo estudo internacional realizado pela consultoria de RH Roland Berger. Eles querem os mesmo celulares com design moderno que a moçada carrega na bolsa, por exemplo, só que com teclas maiores. Segundo a pesquisa, apenas 7% das empresas entendem as necessidades de quem tem mais de 60.

BIBLIOTECA
A Campus/Elsevier publicará, a partir de maio, livros escritos por presidentes de empresas brasileiros. Julio Cardozo, da Ernest & Young, e Danilo Talanskas, da Elevadores Otis, serão os primeiros autores.

TROCA
Paulo César Salles Vasques acaba de assumir a presidência da empresa de telemarketing Teleperformance Brasil, substituindo Marcelo Yelos, que continua na companhia como membro do conselho da administração.

DE PANO
O tempo ficou quente, mas as vendas de tecidos nem tanto, em março. Agora, com a ameaça de friozinho chegando, a área começa a reagir: na primeira quinzena de abril, as vendas de tecido cresceram 3%.

BANDEJA
A rede de fast-food Giraffas pretende investir R$ 12 milhões em ações de marketing neste ano. O público infantil é uma das maiores apostas da marca. Apenas para atrair esse segmento, serão gastos R$ 2,3 milhões.


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