São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Dependência do gás natural pode aumentar

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As restrições ambientais para a construção de hidrelétricas poderão aumentar a dependência do gás natural. O alerta foi feito ontem pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, em palestra realizada no TCU (Tribunal de Contas da União).
"Se a tendência de dificuldades, de mitigar as questões ambientais, realmente se aprofundar, tenho que multiplicar por dois o consumo do gás natural", disse Rondeau.
"Temos de fazer uma discussão na sociedade, sobre os critérios de licenciamento, sobre como nós vamos mitigar essas questões ambientais."
"O Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] está no cumprimento da lei, mas em algum momento a sociedade vai ter de saber o que ela está pagando por isso. Pagando energia poluente, pagando energia mais cara", disse, em referência à substituição de usinas hidrelétricas por fontes termelétricas, que podem usar gás natural, carvão ou óleo diesel.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: H-Bio só vai ser viável se for feito à base de soja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.