São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idoso quer trabalhar, mas não tem oportunidade, diz estudo

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Há vida útil, longa e saudável após a aposentadoria, mas poucas pessoas sabem o que fazer com esse bônus de longevidade. As pessoas mais velhas sentem-se cada vez mais saudáveis e com disposição para trabalhar e aproveitar a vida, segundo pesquisa mundial encomendada pelo banco HSBC, que ouviu 21 mil pessoas em 21 países, todas entre 40 e 79 anos (portanto, próximo da aposentadoria), com renda disponível para adquirir um plano de previdência privada. Dos entrevistados, 1.001 foram ouvidos no Brasil, país que terá 14 milhões de idosos acima de 80 anos até 2050.
No Brasil, o levantamento mostra que 71% dos entrevistados desejam, sim, trabalhar o máximo possível, enquanto a saúde permitir, mas apenas metade consegue passar dos 50 exercendo uma atividade profissional remunerada -porcentagem que cai para 35%, após os 60 anos, e para 8% depois dos 70 anos.
"Os 70 anos de hoje representam o mesmo que os 50 anos de décadas atrás. A aposentadoria não é mais vista como um período de descanso merecido, mas uma nova vida. Os idosos querem trabalhar, dar a sua contribuição, mas num ritmo mais tranqüilo, com horários flexíveis. E as empresas não estão preparadas para isso", disse Richard Jones, executivo-sênior de Previdência Complementar do HSBC.
Diferentemente do que se supõe, muitos idosos ajudam mais financeiramente do que são ajudados por suas famílias -no Brasil, cerca de 25% das pessoas entre 60 e 70 anos dão algum tipo de ajuda financeira a parentes e familiares. "Ao contrário da lógica, as pessoas aposentadas contribuem com dinheiro e assistência financeiras para suas famílias. Logo, não são um ônus", disse Marcelo Teixeira, diretor do HSBC Vida e Previdência.


Texto Anterior: Procuradoria investiga contratação de prestador
Próximo Texto: Domingo é dia de compra para 73% dos consumidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.