São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

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Mercado Aberto

Guilherme Barros

PCC esfriou vendas do comércio em maio, estima consultoria

Apesar de o comércio varejista brasileiro ter recuperado o fôlego em abril, as perspectivas para maio não são das mais animadoras. Segundo a LCA Consultoria, a tendência é de queda nas vendas.
O motivo é a semana do dia 15 de maio, quando o comércio parou diante da onda de violência desencadeada pelo PCC em São Paulo.
Segundo Bráulio Borges, da LCA, a capital paulista influencia diretamente o índice, já que concentra a maioria do varejo do país. Apenas um dia de baixa no comércio da cidade já pode gerar alterações no resultado.
Em abril, de acordo com dados do IBGE analisados pela LCA, o volume de vendas do comércio foi 7,4% superior ao mesmo mês do ano passado. Descontadas as influências sazonais, o índice registrou crescimento de 1,5% sobre março deste ano.
A alta do setor ficou acima da projeção feita pela LCA, que previa crescimento de 4% e uma queda de 0,5% no índice dessazonalizado.
De acordo com Bráulio Borges, o crescimento se deve principalmente aos segmentos de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, apesar de o mês ainda não contar com os efeitos do reajuste de cerca de 13% do salário mínimo, válido a partir de maio.
"Isso reflete, em parte, a recuperação da economia e do emprego. A criação de postos começou em março", diz Borges. Outro motivo apontado por ele foi o preço de bebidas e alimentos. "Eles cresceram menos que o índice geral de preços da economia", afirma.
Outro dado que chama a atenção foi o desempenho do setor de móveis e eletrodomésticos, o mais sensível a alterações na confiança do consumidor. "Apesar da queda na confiança em abril [3,7%], houve alta no comércio", diz o consultor. A explicação, segundo ele, pode estar no clima pré-Copa do Mundo, e o aquecimento na venda de aparelhos de TV.
A maior variação marginal nas vendas ocorreu em tecidos, vestuário e calçados (2,6%). A expansão, no entanto, não foi suficiente para compensar a queda de 2,7% de março.
Em 2006, a consultoria projeta crescimento entre 5% e 6%, melhor que o de 2005, mas ainda inferior ao de 2004. O motivo é o câmbio. "Em 2004, a economia crescia mais, com as exportações em alta. Hoje, o câmbio não ajuda."

ARTE "IN-COMPANY"
O MAM de São Paulo vai entrar no mundo corporativo. A partir do segundo semestre deste ano, o museu deve oferecer oito cursos de história da arte, história e introdução à fotografia desenvolvidos especialmente para empresas. "Queremos ser uma das ferramentas que formam pessoas com criatividade. Queremos motivá-las a ver a realidade de outras formas, para solucionar problemas até no trabalho", diz Ronaldo Bianchi, superintendente do MAM, que desenvolveu o projeto junto a Claudio Galeazzi, diretor do museu. Bianchi diz que empresas de todos os setores podem participar. "O importante é chamar quem está preocupado com o mundo, que tenha uma visão moderna da gestão de pessoas." Os cursos oferecidos para as empresas já foram ministrados no ateliê do museu.

LIXEIRA NELES
O empresário Josué Gomes da Silva, filho do vice José Alencar e presidente do Iedi e da Coteminas, já chegou a uma conclusão sobre como lidar com os excessos de mensagens eletrônicas em seu computador. Ele simplesmente só toma conhecimento daqueles que as pessoas ligam pedindo que sejam lidos. Caso contrário, lixeira. Ele chegou a esta conclusão depois de se dar conta de que, no último feriado, tinha nada menos do que 1.500 e-mails para serem lidos. Se tivesse de ler todas as mensagens, ele teria de abrir mão do feriado. A solução foi deletar os e-mails e curtir o final de semana.

MONDOVINO
O badalado e polêmico enólogo francês Michel Rolland está de volta ao Brasil. Ele estará em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de julho, para participar do lançamento de dois produtos da Miolo -Espumante Millesime e Merlot Terroir. O evento vai celebrar a inauguração do novo projeto do Vale dos Vinhedos, iniciado em 1998. A empresa acaba de concluir suas obras de expansão da vinícola, que passa a ter uma capacidade de produção de vinhos finos de 5 milhões de litros por ano. Em 1998, a empresa produzia cerca de 1 milhão de litros. Rolland trabalha há quatro anos como consultor da Miolo.

AO PÉ DO OUVIDO
Para ouvir mais de perto seus clientes, Eugenio Staub Filho, vice-presidente da Gradiente, instalou em sua própria mesa um telefone com acesso ao sistema de escuta do serviço de atendimento ao consumidor da empresa.

ORA BOLHAS
O site www.futbolhas.com oferece um jogo on-line em que os internautas podem ajudar um craque da seleção brasileira a se livrar de bolhas nos pés. O jogo, criado pela Lew,Lara para a Topper, tem mantido os visitantes no site por dez minutos, em média.

PIMENTA NOS OLHOS
A Chilli Beans tem data marcada para entrar nos EUA. No dia 29, a marca de acessórios brasileira abre sua primeira loja em Los Angeles, na avenida Melrose, a terceira no exterior -há duas na Europa. A marca, que comemora dez anos de vida neste ano, fez festa conceitual ontem em São Paulo, com show da dupla belga Vive la Fête.

FUTEBOL WAP
O site oficial da Copa do Mundo pode ser visto em celulares pelo portal WAP oferecido no Brasil pela Claro. O serviço vem da parceria entre a América Móvil e o Yahoo.


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