|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Unilever e Perdigão devem fechar acordo até 2ª
Empresas não divulgam, mas analistas falam em venda de Doriana e Becel
De acordo com consultores, após o negócio, Unilever continuará produzindo as
margarinas em suas fábricas e Perdigão fará distribuição
CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL
A Unilever e a Perdigão
anunciarão, depois de amanhã,
um importante negócio entre
as duas empresas. As companhias recusaram-se a dar informações sobre a operação. Porém, analistas de mercado, consultores e empresas da área de
alimentos afirmam que a Perdigão irá adquirir as marcas de
margarinas da Unilever, que inclui Doriana e Becel. Internacional, a Becel seria licenciada
apenas no Brasil.
O acordo funcionaria como
uma espécie de joint venture, já
que a Unilever continuaria produzindo as margarinas em sua
fábrica. A Perdigão, por sua vez,
seria responsável pela distribuição, marketing e vendas dos
produtos.
Há alguns meses, a Perdigão,
que já é dona da Batávia, anunciou a analistas de mercado que
estava à procura de uma operação grande de lácteos para
comprar e otimizar seu sistema
de distribuição. Por outro lado,
há dois anos a empresa lançou a
linha de margarinas da Turma
da Mônica, que, segundo consultores, chegou a incomodar a
Unilever pelo rápido crescimento.
De seu lado, a empresa anglo-holandesa estaria concentrando seus negócios cada vez mais
nas operações de higiene e limpeza, que representam dois terços de seu faturamento e são
mais lucrativas. A Unilever
também está buscando consolidar marcas e sair de setores
commoditizados, aqueles de
produtos sem grande valor
agregado, como é o caso das
margarinas e no qual a Perdigão tem grande expertise.
Mercado aquecido
Depois de ter recusado a
oferta de compra de suas operações pela Sadia, há um ano, a
Perdigão tem-se mostrado bastante agressiva nos negócios.
Na terça-feira, a empresa anunciou a compra do frigorífico da
Valore Participações, em Mirassol d'Oeste (MT), por R$ 100
milhões.
Em maio, a Perdigão também
comprou a Plusfood da holandesa Cebeco por 30 milhões.
A Plusfood fabrica produtos
processados e de conveniência
à base de carnes de aves e bovinos e é dona de duas marcas líderes na Europa, a de hambúrgueres Fribo e a Friki, de produtos à base de carne. No acordo, a Perdigão comprou a marca Fribo e os direitos de exploração da Friki, nesse caso por
cinco anos.
No primeiro trimestre, a
Perdigão registrou lucro líquido de R$ 63 milhões. O valor é
503% superior aos R$ 10,4 milhões no mesmo período do
ano passado, mesmo com a
queda do dólar. Segundo um
dos consultores ouvidos pela
Folha, a Perdigão está se diversificando para evitar as ameaças de uma aquisição hostil.
Texto Anterior: Vaivém das commodities Próximo Texto: Montadoras recuperam nível de emprego de 1997 Índice
|