São Paulo, sábado, 23 de junho de 2007

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Unilever e Perdigão devem fechar acordo até 2ª

Empresas não divulgam, mas analistas falam em venda de Doriana e Becel

De acordo com consultores, após o negócio, Unilever continuará produzindo as margarinas em suas fábricas e Perdigão fará distribuição

CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Unilever e a Perdigão anunciarão, depois de amanhã, um importante negócio entre as duas empresas. As companhias recusaram-se a dar informações sobre a operação. Porém, analistas de mercado, consultores e empresas da área de alimentos afirmam que a Perdigão irá adquirir as marcas de margarinas da Unilever, que inclui Doriana e Becel. Internacional, a Becel seria licenciada apenas no Brasil.
O acordo funcionaria como uma espécie de joint venture, já que a Unilever continuaria produzindo as margarinas em sua fábrica. A Perdigão, por sua vez, seria responsável pela distribuição, marketing e vendas dos produtos.
Há alguns meses, a Perdigão, que já é dona da Batávia, anunciou a analistas de mercado que estava à procura de uma operação grande de lácteos para comprar e otimizar seu sistema de distribuição. Por outro lado, há dois anos a empresa lançou a linha de margarinas da Turma da Mônica, que, segundo consultores, chegou a incomodar a Unilever pelo rápido crescimento.
De seu lado, a empresa anglo-holandesa estaria concentrando seus negócios cada vez mais nas operações de higiene e limpeza, que representam dois terços de seu faturamento e são mais lucrativas. A Unilever também está buscando consolidar marcas e sair de setores commoditizados, aqueles de produtos sem grande valor agregado, como é o caso das margarinas e no qual a Perdigão tem grande expertise.

Mercado aquecido
Depois de ter recusado a oferta de compra de suas operações pela Sadia, há um ano, a Perdigão tem-se mostrado bastante agressiva nos negócios. Na terça-feira, a empresa anunciou a compra do frigorífico da Valore Participações, em Mirassol d'Oeste (MT), por R$ 100 milhões.
Em maio, a Perdigão também comprou a Plusfood da holandesa Cebeco por 30 milhões. A Plusfood fabrica produtos processados e de conveniência à base de carnes de aves e bovinos e é dona de duas marcas líderes na Europa, a de hambúrgueres Fribo e a Friki, de produtos à base de carne. No acordo, a Perdigão comprou a marca Fribo e os direitos de exploração da Friki, nesse caso por cinco anos.
No primeiro trimestre, a Perdigão registrou lucro líquido de R$ 63 milhões. O valor é 503% superior aos R$ 10,4 milhões no mesmo período do ano passado, mesmo com a queda do dólar. Segundo um dos consultores ouvidos pela Folha, a Perdigão está se diversificando para evitar as ameaças de uma aquisição hostil.


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