São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INDÚSTRIA

Cresce a demanda interna no setor de papel e celulose, diz analista
A corretora Fator-Doria Atherino divulgou ontem relatório sobre o setor de celulose e papel em que revisa suas estimativas e aponta perspectivas para as principais empresas brasileiras.
Segundo o analista Luiz Paulo Foggetti, a corretora está otimista quanto à recuperação dos preços globais e do fortalecimento da demanda.
No cenário interno, os dados da Bracelpa (associação que reúne os fabricantes) mostram um crescimento significativo da demanda por papel, apesar das incertezas econômicas.
"O crescimento do consumo interno está fundamentalmente atrelada à substituição de importações e pelas compras antecipadas em função da expectativa de aumentos de preços", diz.
Ele observa que, em relação ao preço da celulose, nenhuma das projeções das principais consultorias especializadas estimou que o preço da celulose passaria a patamares de US$ 510 a tonelada já a partir de julho deste ano.
A Fator decidiu considerar esse preço constante até o final do ano em suas estimativas.
A corretora Fator-Doria Atherino destacou as ações da Ripasa e Suzano como suas "top picks" (melhores recomendações) do setor de celulose e papel, pois elas estão sendo negociadas abaixo dos seus preços justos.
"Ambas estão voltadas para o segmento de papel de imprimir e escrever, e têm direcionado seus esforços para ampliar a produção de papel couché, de maior valor agregado", diz o analista Luiz Paulo Foggetti. (FOLHA ON-LINE)


Texto Anterior: Luís Nassif: A CSN é questão nacional
Próximo Texto: Colapso: Cai ministro da Economia do Uruguai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.