São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANÇAS

BC vai regulamentar saque de valor alto em dinheiro

SHEILA D"AMORIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os clientes de bancos terão de avisar às instituições financeiras 48 horas antes quando quiserem sacar quantias elevadas em dinheiro. O Banco Central vai regulamentar até o fim deste ano essas transações, tornando obrigatória uma prática atual dos bancos. Hoje, muitas instituições exigem o comunicado prévio para saques de valores altos.
Pelas regras em vigor, porém, se o cliente insistir, o banco tem que fazer o pagamento porque não há regulamentação proibindo o saque ou exigindo comunicação.
"A exigência hoje é uma questão de segurança, para o banco não ter que manter muito dinheiro no cofre", explicou Ricardo Liao, chefe do Departamento de Combate a Ilícitos Financeiros e Supervisão de Câmbio e Capitais Internacionais.
A mudança será implementada com atraso, já que é uma das metas da Encla (Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro) que ficaram sob responsabilidade do BC e deveriam estar em vigor desde junho.
Estabelecida em 2003 pelo governo federal, a Encla prevê um conjunto de procedimentos e regulamentações a ser adotado por vários órgãos, em uma tentativa de barrar operações ilícitas e evitar que o dinheiro dessas transações passe a circular na economia de forma legal.
No entanto, ainda não há definição sobre o valor do saque que terá que se submeter à comunicação prévia. Uma proposta em estudo é fixar o montante em R$ 100 mil.
A definição do prazo de 48 horas tem apoio da maior parte dos técnicos envolvidos, mas também pode ser alterado pelo Banco Central.


Texto Anterior: Governo deverá ficar sem captar no exterior até 2008
Próximo Texto: Balanço: Lucro do ABN Amro cresce 22% no 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.