São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale estrutura plano para ser líder em cobre

DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA LIMA

O planejamento estratégico da Vale, a ser divulgado em dois meses, deve detalhar investimentos para tornar a empresa, primeira no ranking mundial em minério de ferro, também uma das líderes globais em cobre.
A produção atual da Vale soma 300 mil toneladas anuais do metal. Para ter mais peso nesse mercado, é preciso contar com "algumas centenas de milhares de toneladas a mais", disse Paulo Araújo, gerente-geral de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da mineradora.
A líder em cobre é a chilena Codelco. No ano passado, a empresa produziu 1,665 milhão de toneladas, 11% da produção mundial do metal.
Em palestra na Equipo Mining 2008, evento realizado nesta semana na mina desativada de Águas Claras, em Nova Lima (MG), local cedido pela própria Vale, Araújo relatou que a empresa vai investir na sua primeira operação internacional em cobre -no Chile- e em novas áreas de mineração no Pará -em Alemão e Cristalino-, além de uma segunda fase da exploração em Salobo.
A primeira fase de Salobo conta com investimento programado de US$ 1,2 bilhão para o período de 2007 a 2010. A produção atual de cobre da Vale vem da mina da serra de Sossego, em Carajás (PA), e de operações gerenciadas pela Inco. O metal propicia receita de US$ 2,5 bilhões anuais.
Na avaliação da Vale, o cenário favorece a produção do metal. Depois do boom do crescimento chinês, será a vez de a Índia se destacar ainda mais na demanda mundial de cobre.
Mesmo que a economia chinesa se expanda em ritmo mais lento, "ainda há espaço para mais crescimento", afirmou Araújo.
(GF)



Texto Anterior: Governo quer leiloar áreas para pesquisas minerais
Próximo Texto: InBev concluirá fusão em 2008, diz executivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.