São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alca não sai no prazo, diz Allgeier

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O embaixador norte-americano Peter Allgeier descartou ontem a possibilidade de o acordo da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) ser fechado dentro do prazo -início de 2005. Allgeier é o co-presidente da Alca pelo lado dos Estados Unidos. O outro co-presidente é o embaixador brasileiro Adhemar Bahadian.
"Sinceramente, seria preciso um milagre para conseguirmos cumprir o prazo. Mas, de qualquer maneira, disseram-me que o Brasil é a terra dos milagres", ironizou Allgeier, que se encontrou com o subsecretário-geral de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior do Itamaraty, Clodoaldo Hugueney.
A Alca não esteve na agenda dos dois diplomatas. Hugueney não trata do assunto dentro do Itamaraty. A Alca é tema da subsecretaria-geral para a América do Sul.
Allgeier afirmou que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o representante dos Estados Unidos para Comércio, Robert Zoellick, precisarão se encontrar para discutir o cronograma das negociações.
Em Washington, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, teve reunião com Zoellick para discutir a venda de carnes in natura para os EUA. Por telefone, ele disse que, apesar de um sinal positivo do governo americano, um resultado concreto é esperado apenas para o final de 2005.
"O processo é demorado, pois passa por um amplo debate democrático", disse Rodrigues.


Texto Anterior: Pirataria: EUA não descartam punições ao Brasil
Próximo Texto: Para embaixada, frase teve tradução errada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.