São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Líder varejista no Nordeste abre 50 lojas e reforça presença no Rio

Sem fazer alarde, a rede baiana Insinuante, líder varejista no Nordeste, faz juz ao próprio nome e vai conquistando espaço entre os consumidores brasileiros de móveis e eletrodomésticos.
Depois de fracassar na tentativa de aquisição do Ponto Frio, comprado em junho pelo Pão de Açúcar, a Insinuante, conhecida como a "Casas Bahia nordestina", prossegue em seu plano de expansão.
A rede vai inaugurar mais 50 unidades até o final de 2010, de acordo com Luiz Carlos Batista, 45, presidente do Grupo Insinuante.
Com 250 lojas -a maioria no Norte e no Nordeste, além de algumas no Rio de Janeiro- a Insinuante se beneficiou nos últimos anos de sua atuação em regiões onde os programas sociais do governo ampliaram a renda do consumidor.
A expansão agora será concentrada no Rio, onde Batista pretende reforçar a presença do grupo. São Paulo e o Sul do país estão fora do foco por enquanto, segundo o empresário.
"Se o negócio com o Ponto Frio tivesse acontecido, teríamos ido para São Paulo, mas agora vamos pensar nos pontos onde já atuamos", diz Batista. O empresário não divulga o investimento no projeto, mas estima que será todo realizado com recursos próprios e espera alta de 25% no faturamento.
Com R$ 2 bilhões de receita no ano passado, o Grupo Insinuante chegou a formar consórcio com o Banking & Trade [Trading] Group (BTG), do empresário André Esteves, no início do ano, para fazer oferta pelo Ponto Frio.
Com a abertura dos novos pontos de venda, as fachadas das lojas e os caminhões passam por uma renovação. O pálido marfim original será substituído pela cor laranja, condizente com o nome da rede.
A empresa, que foi fundada há 50 anos pelo pai de Batista, já experimentou outras mudanças. Começou como loja de calçados femininos -daí seu nome- e entrou para o ramo de eletrodomésticos cerca de 15 anos depois.

MÁRMORE E GRANITO

O grupo espanhol Cosentino, de extração de pedras ornamentais, investirá US$ 40 milhões na sua unidade brasileira, a Latina. Matheus Hruschka, que representa o grupo no Brasil, diz que o investimento vai triplicar a capacidade de produção da fábrica de Serra (ES) e financiar a construção de um "showroom" nos moldes dos Cosentino Centers europeus. A exportação da Latina caiu até 30% no primeiro semestre, mas as vendas para o mercado interno se mantiveram em expansão, diz. A meta é crescer entre 5% e 10% no Brasil em 2009.

PORTO
O Grupo Libra vai construir um terminal no porto de Santos com capacidade para escoar 2,1 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. Com a obra, o grupo terá o maior berço de cargas da América Latina, que somará 140 mil m2. A previsão do grupo é que a operação do terminal seja iniciada em até 18 meses após a aprovação do projeto pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

"WELCOME"
A Englishtown, escola de ensino on-line de idiomas, foi escolhida para participar do programa Olá, Turista, do Ministério do Turismo, que visa qualificar com inglês e espanhol profissionais do setor de turismo para a Copa 2014. Um projeto piloto para 500 pessoas já está em curso no Rio e em Salvador. Até a Copa, a meta é capacitar 80 mil profissionais.

POSTAL
A Justiça Federal concedeu liminar para liberação de documentos retidos nos Correios por conta da greve da categoria iniciada na última semana. O mandado de segurança foi impetrado pelo escritório Emerenciano, Baggio e Associados.

CARONA 1
"O Greenpeace pega carona numa história em que estamos há anos", diz Joesley Batista, presidente da JBS, em relação à campanha contra indústrias que compram gado de áreas de desmate ilegal e de fazendas com problemas relacionados a trabalho infantil e funcionários submetidos a condições degradantes. O programa "Quality Farms", do começo da década, trata desses assuntos, afirma.

CARONA 2
O Instituto JBS será lançado hoje em SP. Dirigida por Vivianne Batista Silveira, irmã de Joesley, a entidade terá como principal iniciativa a escola Germinare. O colégio terá mil alunos, em uma primeira etapa, do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio. Em período integral, o currículo incluirá noções empresariais, de matemática financeira a marketing.

NO VAREJO
O Insper (ex-Ibmec) realiza hoje, em São Paulo, palestra sobre gerenciamento de risco de crédito no varejo, com Victor Loyola, responsável pela área no Citigroup. O evento é gratuito.

NO FORNO
A alemã Rational, empresa responsável por 54% das vendas mundiais de fornos industriais, abriu uma filial no Brasil para atender a toda a América Latina. Os produtos da marca eram vendidos no país por meio de uma importadora desde 1990. Em 2008, o Brasil respondeu por apenas 1% da receita do grupo, de 343 milhões. "Queremos ganhar espaço nesse mercado para começar a produzir no Brasil em até cinco anos", diz Valerio Zoccarato, diretor-geral da Rational Brasil. Segundo ele, o próximo passo da empresa é construir uma rede de distribuição em cada Estado. Depois de uma retração nas vendas no primeiro semestre, a meta da Rational é manter neste ano o resultado de 2008.


com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e GITÂNIO FORTES


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