São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pittsburgh é cidade-símbolo
do século 21

ENVIADO ESPECIAL A PITTSBURGH (EUA)

De qualquer ponto de Pittsburgh é quase impossível não ver a Steel Tower (Torre do Aço), testemunho de 64 andares do passado da cidade como maior produtora mundial de aço, rótulo que durou até entrada a década de 1960.
Hoje, no alto das três faces da torre, figura o logotipo UPMC (sigla em inglês para Centro Médico da Universidade de Pittsburgh), testemunha eloquente do que o presidente Barack Obama chama de "transição para a economia do século 21".
É por isso que Obama trouxe para Pittsburgh a cúpula do G20: para exibir uma "cidade que se transformou de uma cidade do aço em um centro de inovação high-tech, o que inclui tecnologia verde, educação e treinamento, e pesquisa e desenvolvimento".
É claro que a transição do aço para a alta tecnologia não foi indolor. Entre os censos de 1960 e 2000, a população caiu quase à metade -de 604 mil para 334 mil. O desemprego, no auge da reconversão (1983), bateu em 14,7%, o mais alto índice desde a Depressão dos anos 30. Foi a partir daí que a cidade, sede da Universidade Carnegie Mellon, centro de pesquisa em computação, e da Universidade de Pittsburgh, célebre por inovações na área médica, "buscou um futuro baseado em alta tecnologia e serviços médicos", relata o jornalista Bruce Stokes para o "Pittsburgh Post-Gazette", o principal jornal local. (CR)


Texto Anterior: Batalha pelo FMI ameaça reunião do G20
Próximo Texto: Recuperação industrial no mundo deve levar anos, prevê FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.